Foto: Isabela Azine-Goiás
O Goiás esteve perto de se tornar um “time da virada” após reviravolta na Copa Verde e no Campeonato Goiano. Mas acabou perdendo o título para o rival Atlético-GO e o técnico Guto Ferreira acabou sendo demitido no dia seguinte.
O desligamento do treinador passou muito pela eliminação precoce ainda na 2ª fase da Copa do Brasil, para o Água de Marabá-PA – que sofreu 6 a 1 para o Fortaleza nessa última terça-feira. Depois de um empate sem gols, o Esmeraldino caiu nos pênaltis por 7 a 6.
Nem mesmo a classificação para a final da Copa Verde foi o suficiente para manter Guto no comando. Após perder na ida para o Cuiabá por 1 a 0, a equipe alviverde conseguiu a virada na Serrinha vencendo por 2 a 0. A decisão será diante do Paysandu, com o segundo jogo sendo no Pará.
No Goianão, o Esmeraldino terminou a fase de grupos com a melhor campanha e não teve dificuldade até a final. Mas logo na 1ª final perdeu por 2 a 0 para o rival Atlético-GO. Inspirado no jogo de volta, Guto poupou os titulares na estreia da Sul-Americana.
A virada veio na Serrinha, com vitória emocionante por 3 a 1. Palacios marcou o terceiro gol já nos acréscimos da etapa final, mesmo jogando boa parte do jogo com um a menos. Mas nas cobranças de pênaltis, com polêmica, o Dragão levou a melhor.
Apesar das 16 vitórias em 25 jogos durante três meses, com 72% de aproveitamento, Guto Ferreira não resistiu e foi o segundo técnico a ser demitido* em 2023, depois de Paulo Pezzolano, no Cruzeiro – Vitor Pereira foi demitido logo na sequência pelo Flamengo. Por enquanto, Emerson Ávila assume o cargo, até o anuncio de outro treinador.
Restam ainda três competições para o Goiás disputar em 2023, mas o principal objetivo segue sendo o Brasileirão, onde o desejo é pela permanência. Nesse período, o clube também tem compromissos pela Copa Verde e Copa Sul-Americana.
A sequência não será nada fácil: estreia contra o Athletico-PR fora de casa, final da Copa Verde contra o Paysandu, segundo jogo da Sul-Americana contra o Universitário-PER, Corinthians em casa, Internacional fora e o jogo de volta diante do Paysandu.
Números do Goiás em 2023:
25 jogos
16 vitórias
6 empates
3 derrotas
44 vitórias
16 empates
Enfrentou somente um clube de Série A:
Cuiabá 1×0 Goiás
Goiás 2×0 Cuiabá (avançou à final da Copa Verde)
Time base:
Tadeu; Apodi, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander; Zé Ricardo, Willian Oliveira e Palacios; Dieguinho (Diego Gonçalves-Alesson); Vinicius e Nicolas