Foto: Vitor Silva/Botafogo
Goste ou não, a CBF determinou que na 1ª fase da Copa do Brasil os times melhores ranqueados jogam fora de casa, mas que avança com um simples empate. Em meio a esse período, alguns times caíram mesmo com essa grande vantagem. Contudo, em 2023, entre times da Série A somente um foi eliminado, enquanto outros avançaram empatando.
São os casos de América Mineiro, Red Bull Bragantino, Goiás e por último o Botafogo. Todos eles empataram em 1 a 1 e avançaram para a próxima fase da Copa do Brasil. O time carioca teve o caso mais polêmico, já que marcou o gol de empate aos 55 minutos do segundo tempo, diante de muita crítica e até agressão por parte dos dirigentes do Sergipe, que não concordam com as ações do árbitro nos minutos finais.
Em um cenário quase que idêntico ao do Botafogo, mas com o desfecho diferente, o Cuiabá conseguiu empatar aos 40 do segundo tempo em 3 a 3 com o São Raimundo-RR, mas o zagueiro Allan Rosario, em um dia inspirado, marcou o seu terceiro gol no jogo já nos acréscimos e garantiu a classificação do time de Roiraima.
Outros grandes clubes conhecidos do futebol brasileiro também foram eliminados na primeira fase da competição, embora também jogassem pelo empate, como: Sampaio Corrêa (perdeu por para o 2-1 Maringá); Avaí (3-2 Retrô); Vitória (2-0 Nova Iguaçu); Juventude (São Luiz 1-0); e Chapecoense (1-0 para o Marcílio Dias).
Por outro lado, outros grandes da Série A, avançaram sem dificuldade pelos seus adversários, exceção do Santos que bateu o Ceilândia por apenas 1×0. O Bahia bateu o Jacuipense por 4 a 1, o Grêmio venceu o Campinense por 2 a 0, Vasco goleou o Trem por 4 a 0 e o Coritiba venceu o Humaitá com 3 a 0.
Portanto, nove clubes da Série A estarão presentes na 2ª fase da Copa do Brasil. Outros 10 entram na 3ª fase: Palmeiras, Flamengo, Internacional, Fluminense, Corinthians e Atlético-MG disputam a Libertadores; Cruzeiro, campeão da Série B de 2022; Fortaleza, campeão da Copa do Nordeste; Athletico-PR e São Paulo, via Brasileirão – Cuiabá foi eliminado.