Vice no Mundial e três títulos: Retrospectiva do Palmeiras em 2022

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Divulgação-Palmeiras

O ano do Palmeiras começou já bem agitado, afinal tinha uma nova representante no comando: Leila Pereira, como presidente do clube. Sua chegada gerou grande expectativa para reforços, principalmente com o sonho do título do Mundial, mas a realidade foi outra.

O desempenho da equipe foi até superior ao ano anterior, quando caiu na semifinal para o Tigres, do México, desta vez chegando na final e levando a partida para a prorrogação contra o Chelsea, atual campeão da Champions League.

O cenário foi parecido com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo: “faltava apenas quatro minutos”… Luan, mais uma vez, cometeu pênalti e Havertz acabou com o sonho do título Mundial. Mas, logo em seguida, o Verdão virou a página e três semanas depois gritava “é campeão” da Recopa Sul-Americana.

Não demorou muito e logo no mês seguinte o Palmeiras celebrava outro título, o do Paulista, com gosto de vingança, sobre o São Paulo. Em 2021, a equipe alviverde perdeu na decisão e tirou o rival da fila de longos anos sem títulos. Já em 2022, fez uma remontada histórica.



O São Paulo venceu o jogo de ida na decisão por 3 a 1, no Morumbi. E precisava de um simples empate, se dando o luxo de até perdeu por 1 a 0 para conquistar o bicampeonato. No entanto, no Allianz Parque – que estava montado com palco de show – quem fez a festa foi o Palmeiras, aplicando uma senhora goleada por 4 a 0 e voltando a ganhar o campeonato estadual.

Detalhe é que meses depois o São Paulo eliminou o Verdão em uma partida de volta polêmica, com o VAR não checando possível impedimento de Calleri no pênalti que gerou o gol de empate no placar geral e levou a decisão para os pênaltis, onde o time do Morumbi levou a melhor.

Já na Libertadores, os pênaltis trouxe um grande momento da temporada alviverde: uma classificação para a semifinal depois de sair perdendo por 2 a 0 no jogo de ida, empatar o jogo, sofrer duas expulsões no jogo de volta e ainda assim superar o Galo, também de Cuca (que caiu nos duelos contra o Palmeiras de Abel pelo terceiro ano seguido). Mas o também sonho do tricampeonato seguido na era moderna da Libertadores caiu para o Athletico, comandado por um velho conhecido: Felipão.

Com a queda não esperada na Libertadores, assim como na Copa do Brasil, o Palmeiras então colocou toda suas forças no Campeonato Brasileiro, o qual Abel ainda não havia conquistado pelo clube. E deu muito certo.



A equipe alviverde esteve no topo da tabela em 30 das 38 rodadas disputadas e já com quatro rodadas de antecedência conquistou o hendecacampeonato, se tornando o primeiro clube a conquistar 11 vezes o Brasileiro, além de ser o primeiro a levantar a taça em seis décadas diferentes.

Números que chamam ainda mais atenção é a quantidade de derrotas: apenas sete, sendo uma delas na última rodada do Brasileiro para o vice-lider Internacional. Além disso, o Palmeiras terminou sendo o time com mais vitórias (48), mais gols marcados (142) e menos sofridos (50), isso em 74 partidas, sendo o 3º time que mnais vezes foi a campo entre todos da Série A.

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times