Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Na tarde desta segunda-feira (07), o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Tite, anunciou a lista dos 26 jogadores convocados para a Copa do Mundo do Catar. Dentre os escolhidos, apenas três atuam no futebol brasileiro. Por outro lado, a grande surpresa foi a presença do lateral-direito Daniel Alves, que está no Pumas, do México.
A princípio com a queda de rendimento com a camisa do clube mexicano, a presença de Daniel Alves na lista final de convocados foi muito criticada. Aos 39 anos de idade, o lateral não havia sido sequer relacionado para os amistosos contra Gana e Tunísia, os últimos antes da Copa. Todavia, fora também dos últimos preparativos, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli carimbaram o passaporte para o mundial.
Fazendo uma campanha majestosa, Pedro foi selecionado para compor o sistema ofensivo da Seleção Brasileira. Com 29 gols marcados e sete assistências em 59 partidas disputadas na temporada com o Flamengo, o centroavante terá a chance de defender a nação em sua primeira copa. Em continuidade, Everton Ribeiro e Weverton fecham a lista dos atletas que atuam no Brasil e que também poderão brilhar no Catar.
CONVOCADOS
- Goleiros: Alisson Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
- Laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Daniel Alves (Pumas) e Alex Telles (Sevilla)
- Zagueiros: Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea) e Bremer (Juventus)
- Meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Paquetá (West Ham) e Everton Ribeiro (Flamengo)
- Atacantes: Neymar (PSG), Vinicius Júnior (Real Madrid), Antony (Manchester United), Rodrygo (Real Madrid), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Pedro (Flamengo), Gabriel Jesus (Arsenal) e Gabriel Martinelli (Arsenal)
No entanto, alguns nomes foram deixados de lado na lista final. Philippe Coutinho sofreu lesão em treino com as vestes do Aston Villa e ficou de fora do mundial. Em continuidade, Gabigol, um dos principais jogadores da Série A, Roberto Firmino, do Liverpool, e Gabriel Magalhães, do Arsenal, não marcaram presença nas escolhas de Tite.
Ademais, confira os times brasileiros que mais emprestaram atletas para a Seleção em mundiais.
TIMES BRASILEIROS QUE MAIS CEDERAM JOGADORES
- 1º Lugar: Botafogo – 47
- 2º Lugar: São Paulo – 46
- 3º Lugar Vasco – 35
- 4º Lugar: Flamengo – 35
- 5º Lugar: Fluminense – 32
- 6º Lugar: Santos – 24
- 7º Lugar: Palmeiras – 24
- 8º Lugar: Corinthians – 23
- 9º Lugar: Atlético-MG – 12
- 10º Lugar: Cruzeiro – 11
E aí, torcedor brasileiro, animado para a Copa do Mundo do Catar? Na sua opinião, Tite acertou na convocação?