Foto: Vítor Silva/BFR
Precisando se reencontrar no Campeonato Brasileiro, o Botafogo deu adeus a seu último reforço do período pré-Textor. Sobretudo, com os empréstimos de Erison, Fabinho e Vinícius Lopes e a venda de Klaus, o alvinegro, agora, só possui jogadores que foram contratados depois da oficialização da SAF em seu time titular.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Oficializada no dia 11 de março de 2022, a SAF do Botafogo foi selada visando um futuro próspero ao alvinegro carioca. Sobretudo, John Textor, no ato da assinatura, investiu R$ 400 milhões, além de assumir a dívida bilionária que o Glorioso possuía. Com o sacramento do acordo, o próximo passo foi contratar o técnico Luís Castro, que estava no Al-Duhail, do Catar.
Em resumo, com a chegada do português ao comandando técnico do Botafogo, o plantel precisou passar por reformulações, sendo o time que mais investiu na primeira janela de transferência. Entretanto, com a chegada dos novos reforços, aqueles que haviam sido anunciados antes da SAF foram gradativamente sendo descartados. De modo geral, o Glorioso havia contratado Vinícius Lopes, Breno, Fabinho, Klaus e Erison.
NEGOCIAÇÕES
Visando a permanência na elite do futebol nacional, o Botafogo passou por mudanças intensas neste segundo semestre. Apesar de oficializar a chegada de mais dez nomes para intensificar os trabalhos do Glorioso no Campeonato Brasileiro, John Textor negociou alguns jogadores tidos como importantes para o restante da temporada.
Em síntese, a negociação que gerou a insatisfação de maior parte dos torcedores botafoguenses foi o empréstimo de Erison. Artilheiro do Botafogo na temporada, com 15 gols, o atacante foi cedido ao Estoril, de Portugal. No vínculo não existe cláusula de opção de compra, mas o “El Toro” não estará à disposição do alvinegro por cerca de um ano.
Por outro lado, os empréstimos de Vinícius Lopes ao RWD Molenbeek, da Bélgica e Fabinho, ao Sport, foram vistos de forma positiva pelos botafoguenses. Por outro lado, o único que não retornará ao Glorioso é o zagueiro Klaus, que foi vendido ao Atlético-GO. Ademais, Breno é o único remanescente das contratações pré-SAF. Contudo, segue lesionado e não faz parte das opções de Castro.