Foto: Divulgação/Coritiba
O Coritiba acertou a chegada do técnico Guto Ferreira no início da semana, depois da demissão de Gustavo Morínigo. Agora, o novo treinador herda a missão de manter a equipe alviverde na elite do futebol brasileiro.
E a estreia de Guto já é visando a quebra de um tabu do Coxa dentro do Campeonato Brasileiro: vencer jogando fora de casa. A equipe paranaense é simplesmente o pior time atuando como visitante dentro do torneio.
Após 10 jogos fora do Couto Pereira, o Coritiba soma simplesmente 6.7% de aproveitamento como visitante. Dos 30 pontos disputados, a equipe conquistou somente dois, através de dois empates.
O Coxa vem de cinco derrotas consecutivas atuando fora de casa, dentre elas um 4 a 2 para o RB Bragantino, 3 a 0 para o Internacional, e 3 a 1 para o Flamengo. Os únicos dois pontos foram no 2 a 2 contra o Atlético Mineiro, ainda na 3ª rodada, e por último diante do Ceará, em 1 a 1, na 9ª rodada.
Foto: Divulgação/Coritiba
O Coxa não vence uma partida fora de casa desde 30 de março, quando na ocasião bateu o Maringá por 2 a 1, na final do Campeonato Paranaense. Desde então são 11 jogos, nove derrotas e dois empates. No geral, em 2022, são sete vitórias, quatro empates e 11 derrotas após 22 jogos como visitante.
Segundo pior visitante do Brasileirão, o Avaí soma cinco pontos conquistados fora de casa. Outros três times, São Paulo, Juventude, Atlético-GO e Avaí, venceram ao menos uma vez longe de seus domínios. Apenas o Coritiba segue zerado.
Em 10 jogos fora de casa, foram 22 gols sofridos e somente oito marcados a favor. Para buscar a permanência é preciso melhorar tais números, visto que o desempenho em casa também começou a despencar.
Esse é um dos principais objetivos de Guto Ferreira a melhorar na nova equipe. Até porque na reta final do campeonato terá mais jogos fora do que em casa (9×7). Para isso é preciso já obter um bom resultado diante do Fluminense, na noite deste sábado, no Maracanã.
O Coritiba entrou na zona do rebaixamento pela primeira vez no campeonato, após 22 rodadas. Neste momento, é o 18º colocado com 22 pontos, um atrás do Cuiabá, primeiro fora do Z-4.
Desempenho do Coritiba fora de casa no Brasileirão:
10 jogos
0 vitórias
2 empates
8 derrotas
6.7% de aproveitamento
8 gols marcados
Marcou gol em 6/10 jogos
22 gols sofridos
Sofreu gol em todos os 10 jogos