Foto: Ricardo Moreira/Getty Images
Demitido após três jogos na temporada de 2022 no Corinthians, o técnico Sylvinho não deixa saudades para o fiel torcedor. No entanto, seu sucessor, Vitor Pereira, também não tem obtido bons números após a mesma quantidade de jogos.
É bem verdade que o português assumiu a equipe já na reta final do Campeonato Paulista sem tempo para buscar um certo entrosamento entre os atletas com suas ideias de jogo, mas até aqui está abaixo das expectativas geradas em março.
Um dos piores dados de Vitor Pereira são nos clássicos. No último sábado, por exemplo, perdeu para o Palmeiras em plena Neo Química Arena por 1 a 0, com gol marcado pelo volante Roni, contra a própria meta. No Derby, ele atingiu a marca de 43 partidas à frente do Timão, exatamente a mesma quantidade de jogos que Sylvinho no comando do time.
O que os números mostram é que o Corinthians de Vitor Pereira é pouco superior ao de Sylvinho, mas bem pouco. O português soma 49,6% de aproveitamento contra 48,1% de seu antecessor.
Até o momento são 17 vitórias, 13 empates e 13 derrotas nos 43 jogos pelo Timão. Com Sylvinho, a equipe obteve uma vitória a menos (16), empatou uma a mais (14) e também perdeu 13 vezes.
Foto: Ricardo Moreira/Getty Images
Contudo, o Corinthians de Vitor Pereira possui também leve vantagem no saldo de gols. Em 43 partidas, marcou 47 gols e sofreu apenas 38. Sob o comando de Sylvinho, o Timão marcou 42 vezes (menos que a quantidade de jogos disputadas) e teve a defesa vazada em 40 oportunidades, ou seja, com dois gols de saldo positivo. Com VP, são nove.
Detalhe que chama atenção é que, dois quatro primeiros jogos de Sylvinho pelo Timão, três foram frente ao Atlético-GO, num intervalo de 10 dias. E a equipe levou a pior em duas oportunidades, sofrendo duas derrotas seguidas, uma pelo Brasileiro (0-1) e outra na Copa do Brasil (0-2), ambos em casa, e foi eliminado também na Copa do Brasil em Goiânia após empate em 0 a 0.
Nesta quarta-feira, o Dragão volta a ser o adversário do Corinthians, que precisa vencer por no mínimo dois gols de diferença para avançar à semifinal da Copa do Brasil. Na ida, Jorginho e Léo Pereira marcaram os gols da vitória.
Outro detalhe curioso é que o Timão nunca venceu o Atlético-GO na Neo Química Arena, somando três derrotas e um único empate. Portanto, recebe pela frente um grande carrasco nos últimos anos, além de ser um dos times que mais venceram na casa alvinegra.
Corinthians com Vitor Pereira após 43 jogos
17 vitórias
13 empates
13 derrotas
49,6% de aproveitamento
47 gols marcados
38 gols sofridos
Corinthians com Sylvinho após 43 jogos
16 vitórias
14 empates
13 derrotas
48,1% de aproveitamento
42 gols marcados
40 gols sofridos