Foto: Mateus Lotif/Fortaleza
Nesta quarta-feira (17), Fluminense e Fortaleza se enfrentam em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. A princípio, no jogo da ida, o Tricolor das Laranjeiras venceu por 1 a 0, na Arena Castelão. Precisando triunfar com dois gols de vantagem para se classificar direto, o Leão do Pici não possui um histórico positivo na competição ao perder o duelo de número um.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Sobretudo, essa é a 25ª edição da Copa do Brasil que o Fortaleza disputa. No entanto, o Leão jamais faturou o título da competição. Para se ter noção do desempenho do plantel, o time comandado atualmente por Vojvoda somente conseguiu avançar de fase ao perder o primeiro confronto em três oportunidades. Ademais, confira o retrospecto do tricolor.
CLASSIFICAÇÕES
Na Copa do Brasil de 2000, o Fortaleza enfrentou o 4 de julho na primeira fase. No duelo da ida, realizado no Piauí, dos donos da casa venceram por 2 a 1. Dino e Júnior marcaram para os mandantes, enquanto Clodoaldo diminuiu o prejuízo. Todavia, no embate da volta, o Leão do Pici conseguiu reverter a situação e se classificou para a segunda fase ao triunfar por 3 a 1. Na ocasião, Clodoaldo anotou dois tentos e Clayton Maranhense encerrou o marcador.
Posteriormente, em 2011, o Fortaleza voltou a se classificar após perder o primeiro jogo da Copa do Brasil. Sobretudo, na primeira fase da competição, o tricolor enfrentou o Fast Club, no Roberto Simonsen. Com dois gols de Clailson, os manauaras venceram por 2 a 0. Entretanto, no conflito da volta, realizado no Alcides Santos, o Leão reverteu o marcador e conseguiu se classificar ao aplicar 4 a 1. Os responsáveis pelo triunfo foram: Reginaldo Júnior (dois gols), Gilmak e Guto.
Já em 2016, o Tricolor do Pici conseguiu reverter o placar do primeiro jogo e se classificou. A princípio, no confronto da ida, na Arena Independência, o Coelho derrotou o Leão com gol de Danilo Barcelos. Todavia, na segunda partida, executada na Arena Castelão, o Fortaleza conseguiu triunfar por 4 a 1, com gols de Lima, Daniel, Anselmo e Corrêa. Por outro lado, Danilo Barcelos diminuiu em favor do América-MG.
- Copa do Brasil de 2000: 1ª fase contra o 4 de julho – Classificado
- Copa do Brasil de 2011: 1ª fase contra o Fast Club – Classificado
- Copa do Brasil de 2016: 3ª fase contra o América-MG – Classificado
ELIMINAÇÕES APÓS PERDER O PRIMEIRO JOGO
- Copa do Brasil de 1997: 1ª fase contra o Grêmio – Eliminado
- Copa do Brasil de 1997: 1ª fase contra o Coritiba – Eliminado
- Copa do Brasil de 2000: 2ª fase contra o Maranhão – Eliminado
- Copa do Brasil de 2002: 2ª fase Botafogo – Eliminado
- Copa do Brasil de 2003: 2ª fase contra o Figueirense – Eliminado
- Copa do Brasil de 2005: 2ª fase contra o Ituano – Eliminado
- Copa do Brasil de 2008: 2ª fase contra o Corinthians – Eliminado
- Copa do Brasil de 2012: Oitavas de final contra o Grêmio – Eliminado
- Copa do Brasil de de 2016: Oitavas de final contra o Internacional – Eliminado
- Copa do Brasil de de 2021: Semifinal contra o Atlético-MG – Eliminado
PRÓXIMA PARTIDA
Podendo quebrar a sequência negativa de desclassificações após perder o primeiro jogo da Copa do Brasil, o Fortaleza enfrenta o Fluminense nesta quarta-feira (17). O embate em questão será realizado no Maracanã, às 20h (Horário de Brasília). Caso a partida acabe empatada, o Tricolor das Laranjeiras garante a passagem às semifinais da competição.