Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
A posição de goleiro foi indiscutivelmente a que trouxe mais polêmica ao Flamengo ainda nos tempos de Paulo Sousa como técnico. Na ocasião, Hugo passou a ser titular, mesmo falhando em jogos capitais, enquanto Diego Alves, lesionado e muitas das vezes sem ritmo, ficou no banco e gerou vários burburinhos de descontentamento com o ex-treinador.
Santos foi contratado para ser o goleiro número 1. No entanto, logo em sua chegada teve uma lesão que o deixou de fora por um período. Quando Dorival Júnior chegou, Diego Alves ganhou algumas oportunidades, mas o experiente goleiro de 32 anos assumiu de vez a posição de desde então tem feito a diferença.
>Receba as melhores dicas e análises do Cartola e do Rei do Pitaco: acesse e confira!
Desde que passou a ter sequência na meta, o Flamengo disputou 14 partidas, venceu 12 e perdeu apenas uma, além de um empate. Nesse período, a defesa foi vazada somente em quatro oportunidades. É bem verdade que um deles foi na falha de Santos, na cobrança de falta de Zanocelo, na vitória rubro-negra sobre o Santos por 2 a 1 na Vila Belmiro.
Fora isso, o goleiro Santos possui ótimos números pelo Mengão. Ao todo, são 18 partidas e 11 gols sofridos, realizando 43 defesas. Ele possui uma média de 80% das bolas defendidas, tendo 50% dos jogos sem sofrer gol (9/18). Com ele em campo, o Flamengo soma uma impressionante marca de 87% de aproveitamento.
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Santos chegou ao Flamengo a nível de contratação de peso. Afinal, custou ao menos 20 milhões de reais, já com 32 anos. Mas o alto preço tem dado tranquilidade aos rubro-negros, uma vez que os problemas de início na temporada quanto aos goleiros não tem voltado a ser pauta.
No jogo contra o Corinthians, nesta última terça-feira, por exemplo, Santos fez um verdadeiro milagre na finalização de Adson, na entrada da pequena área, logo aos 6 minutos de jogo. A defesa foi no reflexo, salvando o que poderia marcar uma reação do Timão, que começou bem no Maracanã.
Além disso, tem sido costumeiro nos últimos jogos a jogada de tiro de meta ou lançamento longo de Santos buscando o centroavante Pedro. Vale lembrar a participação no gol contra o América-MG, onde o arqueiro achou belo passe, o centroavante fez boa jogada e serviu Gabigol. A saída com os pés é uma das boas características do experiente jogador de 32 anos, já convocado em algumas oportunidades para a seleção.
Embalado, o Flamengo, de Santos, segue a todo vapor vencendo os adversários e tem outros três duelos decisivos pela frente, sendo dois diante do ex-clube do goleiro, o Athletico-PR, um deles pelas quartas de final da Copa do Brasil, e em seguida tem o Palmeiras no Brasileirão.