Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Atlético Mineiro e Palmeiras realizaram um grande duelo na semifinal da última edição de Libertadores. Agora, em 2022, voltam a se enfrentar na competição pelas quartas de final. E o cenário inverteu completamente em comparação ao último ano. O detalhe é que o gol fora de casa, que favoreceu o Verdão, dessa vez não existe mais na competição.
E isso é algo positivo para o Galo, uma vez ficou no 2 a 2 no Mineirão e precisaria de um 3 a 3 para avançar com um empate no Allianz Parque, sendo que a igualdade no placar em 1 a 1 iria favorecer o Verdão. De qualquer forma, uma vitória simples garante a classificação para qualquer lado.
>Receba as melhores dicas e análises do Cartola e do Rei do Pitaco: acesse e confira!
Em 2021, quando Atlético Mineiro e Palmeiras se enfrentaram, o Galo era líder do Brasileirão, estava na semifinal da Libertadores e Copa do Brasil, com o posto de melhor time do Brasil. Desta vez, a equipe chega para encarar a Glória Eterna como tudo ou nada para a temporada 2022. Isso porque já foi eliminado da Copa do Brasil e está 13 pontos do Palmeiras no Brasileiro.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O cenário é parecido com o do Palmeiras no confronto da semifinal no último ano. Já eliminado da Copa, o Verdão estava distante do Galo líder no Brasileiro, e defendia o título da Libertadores como a única possibilidade de erguer uma taça na temporada. Deu certo.
Coincidência ou não, a equipe alviverde definiu a partida decisiva no Mineirão e era o time “desacreditado” na ocasião. Desta vez, é favorito em avançar, pelo fator casa e momento da equipe, como o Galo esteve em 2021. Hoje, o alvinegro chega para a partida com uma sequência ruim, são cinco jogos sem vencer e uma única vitória em oito jogos.
Se o Palmeiras for eliminado da Libertadores, não terá “grandes problemas” ou “pressão”, embora seja decepcionante, já que é o atual bicampeão do torneio e ganha ainda mais força só disputando o Brasileirão. Por outro lado, o Atlético-MG, se cair nas quartas de final, terá uma temporada de fracasso, já que deve terminar o ano sem nenhum título (de expressão) depois de conquistar Copa do Brasil e Brasileiro em 2021, criando uma alta expectativa e investindo ainda mais para reforçar o elenco.
Como chegaram Atlético-MG e Palmeiras na Libertadores em 2021:
Atlético-MG: Líder do Brasileirão e semifinalista na Copa do Brasil | favorito para avançar à final, decidindo a classificação em casa
Palmeiras: eliminado na Copa do Brasil, distante do Brasileirão e jogando tudo ou nada na Libertadores
Como chegam Atlético-MG e Palmeiras na Libertadores 2022:
Palmeiras: Líder do Brasileirão e eliminado na Copa do Brasil | favorito para avançar à final, decidindo a classificação em casa
Atlético-MG: eliminado na Copa do Brasil, distante do Brasileirão e jogando tudo ou nada na Libertadores