Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O Palmeiras não perde como visitante em uma partida de Libertadores desde 2019, E na noite dessa quarta-feira volta a ter um duelo complicado diante do Atlético Mineiro, no Mineirão, em confronto de ida válido pelas quartas de final.
São simplesmente 19 jogos sem saber o que é derrota longe do Allianz Parque. É a maior invencibilidade de um clube atuando fora de casa na história da competição. E isso está atrelado ao sucesso do Palmeiras nas últimas duas edições na qual ficou com o título da Glória Eterna.
Além desses 19 jogos sem perder fora de casa (14 vitórias e cinco empates), já são também 16 partidas sem perder na competição de forma geral, estando a dois de igualar a maior marca que foi conquista pelo próprio Atlético, sem perder há 18 partidas seguidas, desde 2019 até a fase de grupos da atual edição.
A última derrota do Palmeiras sob o comando de Abel Ferreira foi ainda na fase de grupos da Libertadores de 2021, na qual perdeu para o Defensa y Justicia, no Allianz Parque. Inclusive, as únicas duas vitórias com a comissão portuguesa foram em casa.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O feito de não perder como visitante vem desde abril de 2019, quando o Alviverde perdeu por 1 a 0 para o San Lorenzo, em Buenos Aires. Na ocasião, Felipão ainda era o técnico. Depois veio a ser Luxemburgo, que disputou todos os seis jogos na fase de grupos de 2020 e então chegou Abel Ferreira.
Vale lembrar que as duas finais contra Santos (2020), realizada no Maracanã, e diante do Flamengo (2021), em Montevidéu, não são contabilizadas em jogos fora de casa, pois são consideradas como “campo neutro”. Portanto, a soma correta é de 19 jogos sem perder fora de casa pela Libertadores.
Na atual temporada, por exemplo, o Palmeiras soma apenas duas derrotas fora de casa e segue sendo o único invicto como visitante pelo Brasileirão, após o primeiro turno e o início do returno – venceu o Ceará por 2 a 1 no Castelão já no último sábado.
O Palmeiras também possui a melhor campanha da atual edição com 100% de aproveitamento em oito jogos, detentor do melhor ataque da história da fase de grupos (22), time com a maior sequência de vitórias (nove triunfos seguidos) e ainda lidera outros números entre clubes brasileiros.
Na última edição, o Galo não pedeu para o Verdão mas foi eliminado no Mineirão após empate em 1 a 1, quando ainda havia o critério do gol fora de casa. Agora, os times voltam a se enfrentar na noite dessa quarta-feira pela Libertadores e a volta será na próxima semana no Allianz Parque.