Foto: Felipe Santos/Ceará
Depois de perder um pouco do protagonismo com a camisa do Ceará para o colombiano Steven Mendoza, o meia Vina voltou a fazer a diferença e chamar a responsabilidade com a camisa do Vozão.
Nos últimos três jogos já são três gols marcados. No entanto, um deles foi diante do Fortaleza pela Copa do Brasil, na qua a equipe alvinegra foi eliminada. De qualquer forma, Vina tem sido determinante na reação do Ceará dentro do Campeonato Brasileiro, ao menos nos últimos dois jogos.
É certo que, não fosse Vina em campo, o Ceará dificilmente teria somando seis pontos saindo da zona do rebaixamento e venceu as duas primeiras partidas como mandante no Brasileirão. Ele participou de três gols quatro gols marcados contra Corinthians e Avaí.
O meia marcou o gol da virada sobre o Corinthians em 2 a 1, e ainda serviu o centroavante Cléber para marcar o terceiro e decisivo gol para confirmar a vitória. Já na última terça, após jogada ensaiada em cobrança de falta, acertou outro belo chute e fez o tento da vitória do Vozão diante do Avaí.
Foto: Fausto Filho/Ceará
Dessa forma, o Ceará saiu da 17ª colocação indo para o 11º lugar na tabela do Brasileirão. Portanto, somando ao menos duas rodadas de distância para o Z-4, a mesma para a 6ª colocação que tem o Internacional com 30 pontos neste momento.
Vina segue se isolando com maior artilheiro do Ceará na história do Brasileirão, com 23 gols, e sendo o meia como o jogador que soma mais participações em gols desde 2020. São 36 no total, além dos gols, soma 13 assistências.
Na atual edição, já lidera o rankig do elenco em passes para finalizações e em cruzamento, o segundo que mais finaliza, terceiro em interceptações e o cinco em faltas sofridas. Na temporada, são 11 gols e cinco assistências, o segundo com mais participações diretas em gols na temporada, atrás apenas de Mendoza, com 18.
O Ceará, de Vina, volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Juventude, lanterna do Brasileirão, no estádio Alfredo Jaconi. Fora de casa, o Vozão tem a 6ª melhor campanha somando 13 pontos em nove jogos.