Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
Seguindo os feitos dos últimos anos, o Corinthians segue com uma das principais defesas do futebol brasileiro. Embora tenha sofrido sete gols nas últimas duas rodadas fora de casa, ainda assim tem a 4ª melhor defesa da Série A ao longo da temporada.
Se como visitante não tem sido uma defesa segura, jogando em casa é bem diferente. O Timão sofreu somente sete gols, em seis jogos diferentes, nas 21 partidas disputadas na Neo Química Arena em 2022. Somente o Santos foi capaz de marcar dois gols diante do Timão.
E isso aconteceu ainda no segundo jogo em casa, no mês de fevereiro. Inclusive, foi a única derrota sofrida pelo Corinthians como mandante até o momento. O revés marcou a demissão do técninho Sylvinho. De lá para cá, são 19 partidas de invencibilidade para o alvinegro, somando 13 vitórias e seis empates.
A defesa do Timão já não sofre sequer um gol há seis jogos em casa. O último gol sofrido foi ainda no duelo contra o América-MG, no empate em 1 a 1. Depois disso, o Corinthians enfrentou Juventude, Goiás, o Santos duas vezes, Boca Juniors e Flamengo, terminando todos esses confrontos sem ser vazado.
Nesse período foram cinco vitórias e dois empates. No entanto, algo que chama a atenção é a pouca produtividade no ataque. A exceção foi a goleada sobre o Santos por 4 a 0, em jogo de ida pela Copa do Brasil. Fora isso, marcou somente uma vez contra o Goiás, de pênalti, ficou em branco contra o Santos pelo Brasileirão, Boca Juniors na Libertadores, tendo marcado um gol diante do Flamengo graças a Rodinei, que fez contra a favor do Timão.
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
São oito gols marcados em seis jogos, mas 50% foi feito em um único jogo. Em 13 dos 21 jogos, o Corinthians não conseguiu marcar dois gols no mesmo confronto. Desde a goleada sobre o rival Santos, o Timão balançou as redes somente em três oportunidades nos últimos sete jogos. No entanto, a partida contra o Coritiba pode marcar um novo momento da equipe comandada pelo técnico Vitor Pereira.
O Timão deve ter o retorno do volante Maycon, que ficou de fora por um período de lesão, do atacante Willian, desfalque desde o jogo de ida na Libertadores contra o Boca Juniors por um deslocamento no ombro, e a tendência é que Yuri Alberto, a grande contratação para o segundo semestre, faça sua estreia. Roger Guedes, que vinha atuando como centroavante principalmente desde a saída de Jô, deve formar o trio de ataque.
Com a chegada de um goleador, além de Willian de volta ao time, com Roger Guedes, artilheiro do time com nove gols na temporada, a tendência é que o Corinthians faça um grande jogo frente ao pior visitante do Brasileirão, o Coritiba, na noite dessa quarta-feira, na Neo Química Arena.
Corinthians jogando em casa na Neo Química Arena:
21 jogos
13 vitórias
7 empates
1 derrota
33 gols marcados
7 gols sofridos
Marcou gol em 86% dos jogos
Marcou 1 gol nos últimos 3 jogos
Sofreu gol em apenas 6 das 21 partidas
Defesa não sofre gol há 6 partidas