Foto: Gilvan De Souza / Flamengo
A última derrotado do Flamengo jogando em casa foi para o Fortaleza, ainda pela 9ª rodada do Brasileirão. Coincidência ou não, foi ainda sob o comando do técnico Paulo Sousa, demitido no jogo seguinte contra o RB Bragantino.
Desde então o Rubro-negro disputou cinco partidas e venceu todas elas, sendo três pelo Campeonato Brasileiro, uma na Libertadores e outra pela Copa do Brasil. Somente a última não foi disputada no Maracanã, contra o Coritiba.
Nesse período, o Flamengo obtém uma marca expressiva de gols marcados: 16. Com isso, a equipe soma, em média, 3,2 gols por partida sob o comando de Dorival quando se trata de jogar em casa.
A partida que eleva ainda mais a média foi o 7 a 1 diante do Tolima. Na ocasião, o Mengão não tomou conhecimento do time colombiano e simplesmente goleou com show de Pedro, autor de quatro gols. Fora isso, em todos os outros quatro jogos, a equipe sempre marcou ao menos duas vezes.
Foto: Gilvan De Souza / Flamengo
Foi assim contra Cuiabá, Atlético Mineiro e Juventude. Todas as vitórias pelo mesmo placar: 2 a 0. A mais importante, claro, foi na última semana diante do Galo, na qual reverter o revés de 2 a 1 no Mineirão e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Contra o América-MG, o Rubro-negro venceu pelo placar de 3 a 0.
Detalhe curioso é que, enquanto o ataque tem feito sua parte na frente, a defesa também tem dado conta do recado. O único gol sofrido foi para o Tolima, marcado pelo zagueiro Julian Quinones. Ou seja, o setor defensivo também melhorou seus números jogando em casa. Antes, havia sofrido gol em 11 de 17 jogos como mandante.
Na noite dessa quarta-feira, o Flamengo entra em campo diante do Juventude, lanterna do Brasileirão e detentor da pior defesa da competição. O jogo será realizado no Mané Garrincha, em Brasília. Por lá, a equipe disputou dois jogos, onde perdeu para o Botafogo e venceu o Coritiba no último fim de semana.
A tendência, claro, é de vitória tranquila e com possibilidade de pintar uma goleada. Outro fator para animar os torcedores é a estreia do atacante Everton Cebolinha, que foi relacionado pela 1ª vez e deve ganhar alguns minutos na partida.
Flamengo jogando em casa com Dorival
5 jogos
5 vitórias
16 gols marcados
1 gol sofrido
Flamengo 2×0 Coritiba
Flamengo 2×0 Atlético-MG
Flamengo 7×1 Tolima
Flamengo 3×0 América-MG
Flamengo 2×0 Cuiabá