Foto: Divulgação/São Paulo
O São Paulo vive um bom momento na temporada 2022, na briga pelo G-4 do Brasileirão, o Tricolor Paulista está classificado para às quartas de final da Copa Sul-Americana, onde irá enfrentar o Ceará, e em vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Palmeiras.
Com muitos problemas no elenco, o técnico Rogério Ceni vem tendo que adaptar formações ou mudar o esquema tático, tendo um plantel curto e sem dinheiro para ir ao mercado, o time vem fazendo um grande ano, e se superando para estar entre as cabeças nas principais competições.
Um nome que começou a temporada, mas após atuações ruins foi parar no banco de reservas é o zagueiro Miranda, um dos líderes do plantel teve um começo de 2022 muito fraco, porém com os problemas no sistema defensivo, o ídolo do clube vem sendo utilizado e se destacando nas últimas partidas do Tricolor.
>Receba as melhores dicas e análises do Cartola e do Rei do Pitaco: acesse e confira!
Foto: Divulgação/São Paulo
Miranda é um ídolo do São Paulo, o jogador fez parte de um dos elencos mais vitoriosos da história do clube, que conquistaram o tricampeonato Brasileiro (2006, 2007 e 2008). O zagueiro retornou ao time paulista na temporada passada.
Revelado pelo Coritiba, Miranda após fazer história no São Paulo ficou toda sua carreira no futebol europeu e chinês, tendo passagens por Sochaux (França), Atlético de Madrid (Espanha), Internazionale (Itália), e Jiangsu Suning (China).
Além de atuar por grandes clubes do futebol europeu, o defensor teve uma bela carreira na Seleção Brasileira, onde fez parte do elenco da Copa do Mundo de 2018, sendo titular e marcando gol no Mundial.
Foto: Divulgação/CBF
Em seu retorno ao Brasil, Miranda chegou com status de uma das melhores contratações para o futebol brasileiro. No ano qual o Tricolor Paulista saiu da seca de títulos e conquistou o Campeonato Paulista, Miranda foi um dos pilares da equipe comandada pelo argentino Crespo, seja com dois ou três zagueiros, o nome do atleta era nome certo no time titular.
O São Paulo disputou 70 jogos no ano de 2021, Miranda esteve presente em 46 deles, sendo 45 como titular, marcando um gol e dando duas assistências. mostrando que ainda estava saudável para atuar bem e com frequência no futebol brasileiro.
Foto: Divulgação/Inter
Em 2022, após a pré-temporada completa com o técnico Rogério Ceni, que havia chegado no fim do ano pasado, o treinador deixou claro que iria rodar o elenco, para encontrar o time ideal e para priorizar o Campeonato Brasileiro, onde pretende retornar a Libertadores da América, direto na fase de grupos.
Miranda começou a temporada como titular, mas alguns problemas físicos e erros individuais fizeram com que o zagueiro de 37 anos se tornasse de reserva, principalmente por conta da queda de rendimento.
De 45 jogos no time no ano, o zagueiro esteve presente em 23, sendo 20 como titular. Porém nos últimos jogos, com a lesão de Arboleda que está fora pelo restante da temporada e os casos de suspensões, Miranda vem ganhando oportunidades novamente e entrando no time titular.
No duelo contra o Atlético-MG pela última rodada do Brasileirão, o experiente de 37 anos formou a dupla de zaga com Luizão, de apenas 20 anos, formado na base do clube.
Foto: Divulgação/São Paulo
Portanto, com a sequência de jogos decisivos, envolvendo mata-matas da Copa Sul-Americana e Copa do Brasil e as partidas complicadas do Brasileirão, Miranda vem recuperando o bom futebol e provando que ainda pode ser muito importante para o elenco e para o técnico Rogério Ceni.
Com 37 anos, o defensor tem contrato com o São Paulo até o fim desta temporada.
Miranda desde que voltou ao time titular:
- 05 jogos
- 88% acerto no passe
- 65% acerto no passe longo
- 20 bolas recuperadas
- 10 desarmes
- 23 cortes
- 01 drible sofrido
- Nenhum cartão amarelo
- Nenhum erro defensivo grave