Foto: Divulgação/Juventude
Neste domingo (10), Coritiba e Juventude voltam a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto o Coxa Branca tenta se aproximar da primeira metade da tabela de classificação, o Papo Maior busca fugir da zona de rebaixamento. Ademais, acompanhe o retrospecto geral dos confrontos entre os alviverdes.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
HISTÓRICO GERAL
Em resumo, Juventude e Coritiba se encontraram 29 vezes nas mais diversas competições nacionais. Sobretudo, se esbarraram no Campeonato Brasileiro, Série B, Copa do Brasil e Copa Sul-Minas. Mostrando superioridade dentro das quatro linhas, o time gaúcho conquistou 45% dos jogos disputados. Sendo assim, foram 13 vitórias para o Jaconero, nove empates e sete triunfos para o Coxa Branca.
No tocante aos gols, as equipes possuem média de 2,44 tentos marcados por confronto. Desse modo, o time comandado por Umberto Louzer marcou 39 vezes, enquanto o plantel de Gustavo Morínigo estufou as redes adversárias em 32 oportunidades distintas.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Analisando apenas os jogos disputados no Brasileirão, mais uma vez o Juventude se impôs diante do Coritiba. Nesse ínterim, o Papo Maior venceu nove jogos, perdeu três confrontos, enquanto quatro duelos acabaram sem um vencedor. Por outro lado, no número de bolas alçadas ao fundo da rede, o Coxa Branca até tentou, mas quem levou a melhor foram os gaúchos. Assim, o Jaconero marcou 24 tentos e sofreu outros 16.
Em termos de façanha, o melhor jogo do Coritiba diante do Juventude ocorreu no Campeonato Brasileiro de 1996. Na ocasião, jogando como mandante, o Coxa bateu o adversário por 2 a 0. Posteriormente, em 1997, foi a vez do Juventude vencer como mandante por 3 a 0.
CORITIBA COMO MANDANTE
Com o mando de campo a seu favor, o Coritiba conseguiu adquirir uma breve superioridade diante do Juventude. Em resumo, dos 14 jogos realizados em solo paranaense, os donos da casa triunfaram em cinco confrontos. Em continuidade, o Papão ganhou os três pontos em quatro combates e outras cinco partidas foram finalizadas com o empate prevalecendo.
Com 17 gols marcados e 14 sofridos, é válido destacar que a última derrota do Coxa para o Jaconero ocorreu no dia 29 de maio de 2005. Na ocasião, em jogo válido pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Juventude triunfou por 2 a 1.
ÚLTIMOS CINCO CONFRONTOS
- Coritiba 2 x 1 Juventude – Série B 2018
- Juventude 1 x 1 Coritiba – Série B 2018
- Coritiba 2 x 2 Juventude – Copa do Brasil 2016
- Juventude 1 x 0 Coritiba – Copa do Brasil 2016
- Juventude 0 x 0 Coritiba – Série A 2005
PRÓXIMO JOGO
A princípio, o 30º confronto entre os times ocorrerá nesta domingo (10). Sobretudo, o Couto Pereira irá receber Coritiba e Juventude pela 16ª rodada do Brasileirão. Ademais, a partida será transmitida às 11h (Horário de Brasília).