Foto: Fabiano Rateke/Avaí
O Avaí arrancou um empate importante diante do Palmeiras nesse último domingo em 2 a 2, partida válida pela 14ª rodada. Guilherme Bissoli, de pênalti, foi quem abriu o placar na Ressacada. Com isso, a equipe catarinense se isolou como o time que mais pênaltis teve ao seu favor no Brasileirão 2022. Em contrapartida, outros três não tiveram nenhuma oportunidade em finalizar na marca da cal.
Com o pênalti cometido por Gustavo Gómez, o Avaí chegou ao oitavo pênalti a seu favor no Brasileirão. Eesse número já é o suficiente para ser o dobro de pênaltis que São Paulo, Goiás e Internacional tiveram na competição, todos com quatro. O time que mais se aproxima no quesito é o Athletico-PR, com cinco no total.
>Receba as melhores dicas e análises do Cartola e do Rei do Pitaco: acesse e confira!
Quem tem aproveitado as oportunidades é Guilherme Bissoli. Ele se tornou o cobrador oficial de pênaltis da equipe e converteu todas as quatro cobranças até aqui, diante de Coritiba, Fortaleza (duas vezes) e agora contra o Palmeiras. São sete gols para o centroavante até aqui no campeonato.
Foto: Reprodução/Twitter
Muriqui converteu outras duas diante de Coritiba e Goiás. Repare que, diante do Coxa, foram dois pênaltis a favor, e ambos foram convertidos pela dupla de ataque. O mesmo voltou a acontecer contra o Athletico-PR. No primeiro, Willian Pottker parou nas mãos de Bento, mas no mesmo lance sofreu outro pênalti, a na segunda oportunidade não desperdiçou. Contra o Fortaleza, foram outros dois, e Bissoli converteu ambos.
Se o Avaí tem tido sorte (ou mérito), Fluminense, Atlético-MG e Ceará estão bem distantes disso. Afinal, os três clubes são os únicos que não tiveram sequer um pênalti a seu favor no Brasileirão. Outros cinco tiveram apenas um: Corinthians, Santos, Juventude, RB Bragantino e Atlético-GO.
Confira o ranking de mais pênaltis a favor no Brasileirão 2022:
8 – Avaí
5 – Athletico-PR
4 – São Paulo, Goiás e Internacional
3 – Botafogo e Palmeiras
2 – Flamengo, Coritiba, Fortaleza, América e Cuiabá
1 – Corinthians, Santos, Juventude, RB Bragantino e Atlético-GO
0 – Fluminense, Atlético-MG e Ceará
Números fornecidos por: Footstats