Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net
Calleri é o grande protagonista e a esperança por um São Paulo melhor. Um dos artilheiros do futebol brasileiro, ele tem quase o triplo de gols do vice-artilheiro do elenco em 2022.
O camisa 9 do Tricolor soma 17 gols na temporada, apenas atrás de Raphael Veiga, Hulk e Cano entre os goleados na Série A. Contudo, no elenco são-paulino, quem mais se aproxima é Reinaldo com seis tentos anotados.
O centroavante argentino tem deixado sua marca nos principais momentos até aqui ao longo de 2022. Ao menos foi assim diante dos rivais Corinthians, Santos e Palmeiras, além do Flamengo. Um número que chama atenção são os gols marcados em clássicos desde que retornou ao Tricolor.
>Receba as melhores dicas e análises do Cartola e do Rei do Pitaco: acesse e confira!
Calleri detém sete gols marcados em 10 clássicos desde que voltou para o São Paulo, além de uma assistência. A maior vítima é o Corinthians, no qual participou de gol em todos os quatro jogos disputados nesse período. Na temporada, por exemplo, foram dois gols e uma assistência em três clássicos contra o rival alvinegro.
Já contra o Santos, passou em branco na vitória do Tricolor por 3 a 0 na Vila Belmiro, quando entrou no segundo tempo, mas já pelo Brasileirão deixou sua marca em nova vitória, desta vez por 2 a 1, e no Morumbi.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Frente ao Palmeiras, contudo, Calleri tem boas e más lembranças. Foram três confrontos diante dos comandados de Abel Ferreira. No primeiro, vitória alviverde por 1 a 0 com gol de Rony, pela fase de grupos do Paulista, no Morumbi. Depois, o confronto já era válido pela final do estadual e o camisa 9 do Tricolor fez a diferença.
Calleri simplesmente marcou dois dos três gols na vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, em pleno Morumbi. O primeiro foi convertido em cobrança de pênalti, já o segundo em oportunismo de centroavante, empurrando para o gol na segunda trave após cobrança de escanteio. Entretanto, já na partida de volta, o São Paulo num todo teve um desempenho para ser esquecido, assim como o centroavante argentino. O Verdão goleou por 4 a 0 no Allianz Parque e ficou com o título estadual.
De qualquer forma, Calleri tem feito a sua parte quando enfrenta os rivais desde seu retorno. São sete gols em 10 jogos que somam vitórias ou resultados importantes para um São Paulo que ainda busca uma nova fase.
Agora, reencontra o algoz da temporada em duas partidas seguidas. Primeiro, encara o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro na próxima segunda. Depois, volta a receber o Verdão em jogo de ida válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Ambos os jogos no Morumbi. Para esses dois desafios, Calleri é a grande esperança são-paulina.
Calleri disputando clássicos em sua 2ª passagem no São Paulo:
10 jogos
7 gols (2 contra o Palmeiras)
1 assistência