Foto: Divulgação/Athletico
O Athletico-PR tem um grande começo de Campeonato Brasileiro, após a chegada do téncico Felipão, o Furacão engrenou uma grande sequência, se classificando para às oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América.
No Brasileirão, a equipe tem a 3ª colocação, tendo 16 pontos em nove rodadas, somando quatro empates, quatro empates e uma derrota, marcando 11 gols e sofrendo 12. O crescimento da equipe na competição, se passa muito pelo treinador, e também pelo meia, David Terans.
Desde temporada passada, o uruguaio vem sendo um dos principais destaques do Athletico, e com a saída de Nikão, o protagonismo do jogador cresceu ainda mais, dessa maneira, ele é o artilheiro e garçom da equipe no Brasileirão, e lidera as ações ofensivas do Furacão.
>Receba as melhores dicas e análises do Cartola e do Rei do Pitaco: acesse e confira!
Foto: Divulgação/Danubio
Nascido no Uruguai, Terans chegou na base do Rentistas em 2010, e estreou pelo profissional da equipe em 2013, e com boas atuações e muita personalidade, rapidamente o meia se tornou titular da equipe. Aos poucos foi se tornando a referência técnica da equipe uruguaia, em três temporadas foram 99 jogos, 18 gols e 16 assistências.
Após alguns anos no Rentista, David foi emprestado ao Santiago Wanderers, do Chile em 2017, no clube chileno foram 27 jogos, marcando seis gols e duas assistências, sem conseguir desempenhar o mesmo futebol, Terans voltou ao futebol uruguaio, para defender as cores do Danubio.
Em dois anos no clube, Terans voltou a jogar um bom futebol e terminou 2018 como artilheiro do Torneio Apertura com 10 gols em 14 jogos, sendo muito importante para a equipe se classificar para a Libertadores daquele ano, pelo Danubio foram 36 jogos, 22 gols e sete assistências.
Foto: Divulgação/Atlético
Após uma temporada sensacional, o meia despertou interesse de grandes equipes do futebol sul-americano, e chegou ao futebol brasileiro, sendo contratado pelo Atlético-MG em julho de 2018, com um contrato de cinco temporadas.
Chegando no meio da temporada, Terans teve dificuldades para se adaptar ao estilo do futebol brasileiro, e não mostrou boas atuações. Em 2019, estando com o elenco desde começo da temporada, o meia tinha tudo para engrenar, mas não obteve sucesso e não correspondeu as expectativas, para ganhar tempo de jogo, o jogador foi empresatdo ao Peñarol em 2020.
Em casa no futebol uruguaio, Terans foi muito bem no Peñarol, tanto que renovou seu empréstimo por mais uma temporada, sendo assim, ficando no clube até o fim de 2021, foram 43 jogos e 18 gols com uma das equipes mais tradicionais do Uruguai.
Com o fim do empréstimo, Terans chamou atenção de alguns clubes, sem chances de ser aproveitado no Galo, o meia foi contratado pelo Athletico-PR em 2021, tendo um contrato de quatro anos.
Foto: Divulgação/Peñarol
Em sua chegada ao Furacão, Terans aos poucos foi ganhando espaço, em um elenco entrosado e com um estilo de jogo muito bem definido, o uruguaio sempre que entrava nas partidas ou era titular fazia boas atuações.
Em 2021, foram 45 jogos pelo Athletico, sendo 36 como titular, ajudando o Furacão a chegar na final da Copa do Brasil e no título da Copa Sul-Americana, na primeira temporada pelo clube foram nove gols e seis assistências.
Foto: Divulgação/Athletico
No ano de 2022, a diretoria do Athletico foi ao mercado para reforçar o elenco para a disputa de grandes competições como o Brasileirão e a Libertadores, com as saídas de alguns jogadores Terans foi um dos jogadores de ataque que ficaram com mais tempo de casa, e logo se tornou o principal jogador ofensivo da equipe.
Com a chegada de Felipão, o meia junto com a equipe cresceu de rendimento e ele é o principal jogador da equipe no Brasileirão, além dos gols e assistências, o jogador é a mente do time em campo.
David Terans entre todos os jogadores do Athletico-PR no Brasileirão 2022:
- 1º em gols (04)
- 1º em assistências (01)
- 1º em finalizações (19)
- 1º em assistências para finalização (15)
- 1º em cruzamentos certos (12)
- 1º em dribles (08)