Foto: Divulgação/América
O América Mineiro tem oscilado ao longo da temporada, desde quando estava sob o comando de Marquinhos Santos e segue assim com Vagner Mancini. O Coelho voltou a vencer após cinco jogos em jejum e amargar a última colocação no Grupo D da Libertadores.
Foi a primeira experiência da equipe mineira disputando a Glória Eterna. A campanha na pré foi histórica e de muita emoção, avançando por duas vezes nos pênaltis. Contudo, a campanha já na fase de grupos foi decepcionante, bem abaixo do que se era esperado, principalmente porque chegou a construir melhores resultados, mas não conseguiu mantê-los durante o próprio jogo.
>Receba as melhores dicas e análises do Cartola e do Rei do Pitaco: acesse e confira!
Ainda resta vida na Copa do Brasil e com boa oportunidade de chegar nas quartas de final, já que enfrenta o Botafogo, uma equipe do mesmo nível. Por outro lado, o América busca atingir seus objetivos no Campeonato Brasileiro. E num primeiro momento dá a impressão que tudo está indo bem.
Afinal, o Coelho é o 5º colocado com 14 pontos, podendo até se colocar entre os três melhores em caso de vitória sobre o Ceará nessa quarta-feira. Mas dentro da mesma competição a equipe segue oscilando e muito. São quatro vitórias, dois empates e três derrotas em nove jogos. Nesse período, marcou 11 gols e a defesa foi vazada em 10 oportunidades.
Foto: Divulgação/América
Apenas quatro pontos separam o 4º colocado dos dois primeiros times na zona de rebaixamento (Juventude e Ceará). Está tudo embolado na tabela e por isso o Coelho quer encontrar uma boa sequência para encontrar uma certa regularidade na temporada, algo que ainda não encontrou.
O América-MG é o time que mais perdeu no ano de 2022, entre todos os demais 19 clubes da Série A. Inclusive, o número de derrotas é superior ao de vitórias na temporada, com 12.
Além disso, o Coelho tem a pior defesa com 38 gols sofridos, mesma marca do Athletico-PR. E o mesmo número de gols marcados, ou seja, faz e sofre da mesma forma.
Após vencer o Cuiabá, no último fim de semana, quem sabe Mancini não tenha encontrado o caminho ideal para o clube, que é bem verdade sofre com lesões e não consegue dar sequência ao time ideal. Contudo, alguns dos nomes já estão de volta e recuperados para o duelo diante do Ceará, na noite dessa quarta-feira, abrindo a 10ª rodada do Brasileirão.
Números gerais do América-MG em 2022:
34 jogos
12 vitórias
9 empates
13 derrotas
38 gols marcados
38 gols sofridos