Foto: Divulgação/Fortaleza
O Fortaleza vive duas realidades na temporada 2022, a equipe está classificada para às oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores da América 2022, além de já ter conquistado dois títulos no ano, o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste. Por outro lado, no Campeonato Brasileiro o time está na última colocação e ainda naõ venceu na competição.
O Leão do Pici soma apenas dois pontos, tendo, dois empates e seis derrotas, somando quatro gols marcados e 11 sofridos. Dessa maneira, com o mês de junho concentrado somente em jogos da competição nacional, o técnico Vojvoda terá que melhorar seu desempenho no Brasileirão para sair do Z4.
O que mais incomoda os torcedores e o elenco do Tricolor, certamente é a falta de pontaria, e a facilidade para sofrer gols, o time é o pior em finalizações no alvo no campeonato, e o que menos precisa de chutes para ser vazado.
Foto: Divulgação/Fortaleza
Jogar no campo de ataque, e criar oportunidades, não é um problema para o time do Fortaleza, porém a grande dificuldade da equipe é acertar o alvo, no Brasileirão, em oito rodadas são 114 finalizações, média de 14,2 por jogo, mas dos 114 chutes apenas 33 no alvo, cerca de 3.4 por jogo.
Com muito poder ofensivo, e com pouca pontaria, o Leão do Pici precisa de 28 finalizações para marcar um gol no Brasileirão. A diretoria junto com a comissão técnica do Fortaleza contratou jogadores para reforçar a equipe para a disputa de grandes competições, as boas atuações acontecem, mas os resultados acabam não chegando.
Foto: Divulgação/Fortaleza
Enquanto o ataque sofre para fazer gols, o sistema defensivo do Leão vem tendo muitos problemas e sofrendo muitos gols, mais que os gols sofridos, é a facilidade que os adversários tem para criar jogadas e finalizar ao gol do Fortaleza.
Em oito rodadas, são 92 finalizações sofridas, média de 11,5 finalizações cedidas por jogo, dos 92 chutes, 38 foram ao gol de Marcelo Boeck ou Max Walef, sendo uma média de 4,75 por partida, ademais, o time recebeu mais chutes ao gol, do que finalizou no alvo dos rivais.
Com essa média, o Fortaleza precisa de apenas 7,3 chutes para sofrer um gol no Campeonato Brasileiro, sendo a pior marca entre os 20 clubes.
Foto: Divulgação/Fortaleza
Dessa maneira, o técnico argentino Vojvoda tem muitos problemas para acertar em um curto espaço de tempo, com muitas partidas em sequência, certamente se os resultados nas próximas rodadas não forem positivos o treinador irá balançar no cargo, mesmo com um dos melhores trabalhos da história do clube.
Já nesta 9ª rodada, a equipe terá mais um grande desafio, visitar o Flamengo no Maracanã, uma vitória não tira o time da Z4 e nam da última colocação, porém pode ajudar a reconquistar a confiança para a sequência.
Fortaleza entre as equipes do Brasileirão 2022:
- 20º em finalizações para marcar um gol (28)
- 1º em finalizações para sofrer um gol (7,3)
- 20º em finalizações ao gol dos adversários (30%)
- 1º em permitir finalizações aos adversários (47%)