Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Anunciado como novo técnico do Corinthians no dia 23 de fevereiro, Vítor Pereira chegou ao Brasil com a função de reestruturar o Timão. Sobretudo, após três meses de trabalho, o português conquistou um aproveitamento de 56,06% nos jogos em que disputou sob o comando do clube paulista. Ademais, acompanhe o retrospecto e os números atingidos pelo treinador.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Em resumo, neste domingo (29), Vítor Pereira completou seu 22º jogo à frente do Corinthians. Nesse ínterim, o português somou dez vitórias, sete empates e cinco derrotas. Os duelos em questão foram divididos entre Campeonato Paulista, Série A, Conmebol Libertadores e Copa do Brasil. Com um aproveitamento acima da média, o técnico conseguiu levar o Timão às oitavas de final de uma das principais competições continentais. Por outro lado, não conseguiu vencer nenhum clássico em que disputou.
CAMPEONATO PAULISTA
Sobretudo, pelo Paulistão, Vítor Pereira realizou seis partidas, das quais saiu vitorioso em apenas três conflitos. Assim, foi derrotado pelo São Paulo duas vezes, por placares de 1 a 0 e 2 a 1 e pelo campeão do estadual, o Palmeiras, por 2 a 1. Em continuidade, triunfou diante da Ponte Preta por 5 a 0, Novorizontino por 1 a 0 e contra o Guarani levou a melhor na disputa de pênaltis. Dessa forma, após um empate de 1 a 1 no tempo normal, o Timão garantiu vaga para o mata-mata após vencer nas penalidades por 7 a 6.
CONMEBOL LIBERTADORES
A trajetória do Corinthians na Libertadores da América não foi uma das melhores. Apesar de ter conquistado a vaga para as oitavas de final, o clube paulista teve apenas 50% de aproveitamento na competição. Nesse ínterim, foram acumuladas duas vitórias, três empates e uma derrota.
Na fase de grupos, o Always Ready recebeu o Corinthians na Bolívia e aplicou 2 a 0 em cima do plantel brasileiro. Já na segunda rodada, o Timão jogou na Neo Química Arena e derrotou o Deportivo Cali por 1 a 0. Por conseguinte, contra o Boca Juniors, novamente como mandante, o clube paulista venceu os argentinos por 2 a 0.
Ademais, nos três jogos restantes, o Corinthians pouco produziu e não conseguiu sair do empate. Assim, contra o Deportivo Cali o placar foi encerrado em 0 a 0. Contra o Boca Juniors, na Argentina, a partida acabou em 1 a 1, assim como o Always Ready, na última quinta-feira (26).
COPA DO BRASIL
Pela Copa do Brasil, Vítor Pereira participou juntamente com o plantel do Corinthians apenas de dois confrontos, ambos contra a Portuguesa. A princípio, a primeira partida foi realizada no Estádio do Café e ambos os planteis marcaram um gol cada. Cafu anotou para os donos de casa, enquanto Jô selou o empate. Ademais, no jogo da volta, realizado na Neo Química Arena, o Timão se impôs e venceu por 2 a 0, com gols de Júnior Moraes e Giuliano.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Ocupando a 3ª colocação do Campeonato Brasileiro com 15 pontos somados, o Corinthians contabilizou, até o momento, quatro vitórias, três empates e uma única derrota. Sobretudo, o Timão venceu fora de casa o Botafogo por 3 a 1, logo na estreia da competição. Por conseguinte venceu ainda o Avaí por 3 a 0 e Fortaleza e RB Bragantino por um placar de 1 a 0. Por outro lado, foi derrotado pelo Palmeiras por 3 a 0.
Nesse ínterim, empatou contra o Internacional por 2 a 2 fora de casa. Por fim, como mandante, empatou ainda com o São Paulo e América-MG por 1 a 1.
NÚMEROS ALCANÇADOS
- 10 vitórias: sete como mandante e três fora de casa
- 7 empates: quatro como mandante e três como visitante
- 5 derrotas: todas fora de casa
- 5 clássicos disputados: quatro derrotas e um empate
- Classificação para as oitavas de final da Libertadores
- Classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil
- 29 gols marcados em tempo normal: +7 nas disputas de pênalti contra o Guarani
- 19 gols sofridos em tempo normal: +6 nas disputas de pênalti contra o Guarani
PRÓXIMO JOGO
O Corinthians volta a campo no próximo sábado (4), contra o Atlético-GO, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Precisando vencer para assumir a liderança da competição, o Timão vai em busca de seu quinto triunfo na Série A. Por outro lado, o Dragão tenta engatar sua segunda vitória. Ademais, o duelo será disputado no Estádio Antônio Accioly, às 20h30 (Horário de Brasília).