Foto: Vítor Silva/Botafogo
Nesta semana, o proprietário de 90% da SAF do Botafogo, John Textor, participou de live com influenciadores botafoguenses e respondeu diversas perguntas sobre o futuro do clube. O americano pontuou sobre renovações com jogadores promissores, contratações, nomes cotados e luta por títulos. Ademais, acompanhe alguns trechos da entrevista.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Com pouco mais de dois meses para a abertura da janela de transferência para o futebol brasileiro, John Textor foi convidado a participar de um bate-papo com alguns influenciadores do Botafogo. Sobretudo, o acionista conversou por meio do canal “Fala, Fogão”, no YouTube. Em resumo, sem poupar comentários, o americano foi direto ao ponto quando questionado sobre a ambição para com o plantel este ano.
– Vamos supor que chegue a janela de transferência, nossos resultados continuem bons, subindo na tabela. Se virmos uma boa chance real de conseguir um lugar mais alto, uma Libertadores, ou mesmo o título… Você pode tentar alguém mais velho, mais experiente. Mas, se você não subir na tabela, se estiver no meio, se não tiver uma real oportunidade de um lugar mais alto, devemos priorizar jovens talentos para continuar evoluindo gradativamente”, ponderou John.
NEGOCIAÇÕES
Apesar do alvinegro carioca ter ocupado o primeiro lugar como clube que mais gastou para reforçar a temporada, John Textor foi objetivo quanto ao valor investido. “Só gastamos R$ 70 milhões, isso não dá nem 15 milhões de euros, que é muito pouco na Europa. E ainda fomos os que mais gastaram no Brasil. Parece muita coisa aqui, mas não é pro futebol”, disse o empresário.
No tocante às negociações, alguns nomes começaram a surgir como possíveis reforços do Botafogo para o segundo semestre. Marçal e Zahavi foram cotados para vestirem a camisa alvinegra. O primeiro, por sinal, está no Brasil para tratar seu futuro e ouvir novas propostas. Contudo, quando questionado sobre o uruguaio Nicolás de La Cruz, do River Plate, Textor despistou.
– “Conheço o jogador, estou preocupado com esses rumores. Nessa parte da temporada, é bastante desestabilizador para nosso elenco atual lidar com esses rumores sobre contratações. Muitas dessas histórias [nomes cotados] sobre negociações são os empresários tentando colocar seus jogadores na vitrine. É fácil usar as pessoas da mídia para criar uma briga pelo jogador que não existe. É bem possível estarmos falando com ele, mas nunca ouvi, e os caras me falam sobre tudo o que fazem”, afirmou o empresário.
RENOVAÇÕES
Sobretudo, a comissão técnica sinalizou a necessidade de contratar reforços para o gol e meio de campo. No entanto, John Textor confirmou que outros esforços estão sendo feitos para garantir a permanência de jogadores promissores no plantel. Nesse ínterim, Kanu teve seu contrato estendido até o final de 2025 e o americano afirmou que o mesmo percurso está sendo estudado para beneficiar Erison e Matheus Nascimento.
Artilheiro do Botafogo na temporada, Erison chegou ao Glorioso no início do ano e logo caiu nas graças dos Botafoguenses. Por outro lado, Matheus Nascimento ocupa a vice-artilharia e dezenas de convocações para as categorias de base da Seleção Brasil. Dessa forma, Textor alertou que conversas estão sendo feitas diretamente com os responsáveis de Nascimento para aumentar os 10% dos direitos econômicos que o Glorioso possui em relação ao atacante.
– “Nunca vi uma situação em que você tem um atacante de destaque e só tem 10% dele. […] (Matheus) É mais jovem, todo mundo quer uma parte dele, temos recebido ligações por ele. Sua família comunicou diretamente a mim o desejo de continuar no Botafogo se desenvolvendo. Gostei muito do pai e da mãe, já conversei com ele recentemente também. Não gosto de falar que estamos comprando um pedaço maior, mas sim que estamos tentando normalizar nossa relação contratual com um centroavante [Erison] de destaque do nosso time”, disse o empresário.
PRÓXIMO JOGO
A princípio, o Couto Pereira irá receber Coritiba e Botafogo para a realização do 52º confronto entre as equipes. Sobretudo, o embate em questão será transmitido às 16h (Horário de Brasília). Enquanto o Glorioso ocupa a 5ª colocação da Série A com 12 pontos, o Coxa aparece na 8ª posição com dois pontos a menos.