Foto: Divulgação/América
O América-MG faz um bom início de temporada, além de alcançar o maior feito da história, chegando na fase de grupos da Copa Libertadores, após passar por duas fases preliminares, o Coelho está nas oitavas de final da Copa do Brasil e no G4 do Brasileirão.
Disputando muitas competições, o América oscilou neste começo de temporada, o time foi eliminado precocemente no estadual. Após a saída do técnico Marquinhos Santos, e a chegada de Vagner Mancini, a equipe busca avançar para o mata-mata da Libertadores e tem um grande começo de Brasileirão.
Para ir bem em todas competições, o clube investiu em contratações para qualificar o elenco e trazer jogadores pontuais. Um deles, foi o zagueiro Iago Maidana, que além de ir bem no sisema defensivo, vem se destacando com gols, o defensor é o artilheiro da equipe no Brasileirão 2022.
>Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Foto: Divulgação/Paraná
Maidana foi revelado pelo Criciúma em 2014, após fazer grandes jogos na base, no mesmo ano ele subiu para o profssional, mantendo o bom nível, o zagueiro fez 15 partidas pela equipe, despertando interesse do São Paulo.
No ano de 2015, Maidana rescindiu seu contrato com o Criciúma e fechou com o Tricolor Paulista, para atuar nas categorias de base do clube. Naquela temporada, o jovem disputou a Copa do Mundo Sub-20 com a Seleção Brasileira.
Sem ter oportunidades no profissonal do São Paulo, Maidana foi emprestado ao São Bernardo, porém não conseguiu espaço e depois chegou ao Paraná por empréstimo.
Chegando ao Paraná, Maidana logo se destacou, em 26 jogos, marcou cinco gols, mostrando muita segurança na defesa, e tendo uma personalidade de capitão dentro do elenco, além dos gols marcados, o zagueiro foi fundamental para o acesso do clube para a Série A do Brasileirão.
Com uma grande temporada, Maidana despertou interesse do Atlético-MG e deixou o São Paulo sem atuar pela equipe principal.
Foto: Divulgação/Atlético
Em sua chegada ao Galo, Maidana foi ganhando minutos, porém nunca conseguiu manter uma boa sequência de atuações e oscilava muito com a camisa do Atlético. Dessa maneira, em duas temporadas, o jogador teve suas oportunidades, mas não engrenou, após 45 jogos e um gol marcado, o zagueiro foi emprestado ao Sport em 2020.
No Sport, Maidana chegou como uma referência técnica e um líder dentro de campo, com muita personalidade atuou em 55 jogos do Leão, e foi fundamental para equipe pernambucana se manter na Série A do Brasileirão, onde marcou gols importantes e mostrando muita segurança na defesa.
Com o fim do empréstimo, Iago Maidana retornou ao Galo, mas não teve muitas oportunidades, e então recebeu uma proposta de empréstio do Gil Vicente, de Portugal.
No clube português, Maidana atuou por apenas dois jogos, encostado sem entrar em campo, o América fez uma proposta ao Galo pelo defensor, com todas as partes chegando em um acordo, o zagueiro rescindiu com o clube alvinegro para assinar com o Coelho.
Foto: Divulgação/Sport
Chegando ao América como mais um reforço para o sistema defensivo, logo Maidana conquistou sua titularidade e vem resolvendo os problemas defensivos da equipe.
Com muita segurança defensivamente, Maidana vem mostrando seu poder ofensivo, em quatro jogos, foram três gols marcados. Ademais, com a lesão do artilheiro Wellignton Paulista, o zagueiro se tornou o cobrador oficial de pênaltis do Coelho.
Com apenas 26 anos, Maidana vem reencontrando seu bom futebol no América, tendo contrato até o fim da próxima temporada, o zagueiro almeja grandes conquistas e seu melhor nível.
Iago Maidana pelo América no Brasileirão:
- 4 jogos
- 3 gols
- 4 chutes (3 no gol)
- 18 cortes
- 5 desarmes
- 76% duelos aéreos ganhos
- Artilheiro da equipe