Foto: Divulgação/Copa do Brasil
No próximo domingo (1), o Botafogo receberá o Juventude para a disputa da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em resumo, buscando dar sequência aos jogos sem perder como mandante para o Papo Maior, o Glorioso tentará aumentar a invencibilidade que dura há quase 18 anos. A última vitória do alviverde fora de casa ocorreu no Brasileiro de 2004, quando derrotou o alvinegro por 1 a 0. Ademais, acompanhe o retrospecto de todos os jogos entre as equipes.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
HISTÓRICO GERAL
Sobretudo, Botafogo e Juventude se encontraram dentro dos gramados em 21 oportunidades diferentes. Nesse ínterim, os planteis se esbarraram pelo Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Em resumo, quando se enfrentaram, o equilíbrio foi o que mais se destacou nos confrontos. Assim, com uma leve vantagem, o Papo Maior possui oito vitórias, contra sete em favor do Alvinegro e seis partidas foram encerradas com um empate.
Mostrando mais uma vez que a sintonia entre os clubes é existente, está a análise dos gols. Em 21 jogos disputados, cada equipe marcou 25 gols. Dessa forma, quando duelam entre si, Botafogo e Juventude possuem média de 2,38 gols marcados por embate.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Ao contrário da superioridade do Juventude nos confrontos gerais, em disputadas válidas somente pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem a vantagem. Em suma, dos 17 jogos efetuados pela Série A, o time de General Severiano saiu com os três pontos em sete partidas. Ademais, foram quatro empates e seis jogos vencidos pelo elenco alviverde, além de 42 gols marcados, sendo 22 em favor do Glorioso e 20 para o alviverde.
No tocante aos maiores triunfos efetuados, o melhor desempenho do Botafogo diante do Juventude ocorreu no Brasileirão de 1978. Na ocasião, como visitante, o Glorioso derrotou os donos da casa por 3 a 0. Por outro lado, no Campeonato Brasileiro de 2002, o Papo maior, também como visitante, aplicou 4 a 0 em cima do alvinegro carioca.
BOTAFOGO COMO MANDANTE
Jogando com sua torcida a favor, o Botafogo não teve tanta sorte diante do Juventude. Nesse ínterim, foram feitos 11 confrontos, dos quais cada time saiu vitorioso em quatro partidas e três delas foram encerradas com empate. Por outro lado, o Papo Maior marcou 14 gols, enquanto o clube da Estrela Solitária balançou as redes 11 vezes.
ÚLTIMOS DEZ JOGOS
Nas últimas dez vezes em que Juventude e Botafogo se enfrentaram, o plantel gaúcho levou a melhor. Em resumo, foram quatro vitórias para o alviverde, três para o alvinegro e outras três partidas acabaram empatadas. Por consequência do que foi apresentado dentro de campo, o Papo Maior marcou onze gols, enquanto o Glorioso assinalou também os mesmos onze tentos.
PRÓXIMO JOGO
O Estádio Nilton Santos irá ferver no próximo domingo (1). Sobretudo, os 30 mil ingressos colocados para os torcedores alvinegros foram esgotados. Assim, Botafogo e Juventude possuem tudo para protagonizar um belo espetáculo. A princípio, o jogo válido pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro será transmitido às 11h (Horário de Brasília).