Foto: Divulgação/Fortaleza
Até conquistar o título da Copa do Nordeste, no primeiro domingo do mês de abril (no dia 3), o Fortaleza era o único clube da elite do futebol brasileiro a estar invicto na temporada de 2022. Até então, eram 16 jogos, 11 vitórias e cinco empates.
Porém, desde a estreia na Libertadores, o Tricolor do Pici disputou três partidas e simplesmente perdeu as três, sendo duas em casa. Primeiro para o Colo-Colo, uma derrota inesperada para os chilenos pelo placar de 2 a 1, diante de pouco mais de 50 mil torcedores no Castelão.
>Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Em meio a esse revés, o Fortaleza logo teve a estreia no Brasileirão, diante de um time ainda mais inferior, o Cuiabá. No entanto, o técnico Juan Pablo Vojvoda promoveu uma equipe alternativa, priorizando o próximo confronto, diante do River Plate, pela Libertadores. E o Dourado, que não tinha nada a ver com isso, venceu o duelo por 1 a 0, com gol de Everton, aos 8 minutos de jogo.
Então veio a partida diante do River Plate, no Monumental, diante de 72 mil pessoas, e o Leão do Pici não suportou a pressão, sofrendo novo revés, desta vez por 2 a 0, embalando a terceira derrota seguida na temporada.
O destino do jogo poderia ter sido diferente se Renato Kayzer aproveitasse o ótimo passe de Moisés ainda com 2 minutos de jogo. Mas pouco depois o River aproveitou o vacilo de Pikachu e o erro na rebatida de Capixaba para abrir o placar com Enzo Fernández.
Pikachu ainda teve duas boas descidas ao ataque, mas parou nas mãos de Armani e outra mandou para fora. E quem não desperdiçou mesmo foi Nicolas de la Cruz, acertando belo chute de fora da área na sobra do escanteio, determinando o placar final do confronto.
A situação de momento para o Fortaleza é bem ruim, já que o Colo-Colo venceu o Allianza Lima e também abriu seis pontos no Grupo F. Portanto, é preciso tirar ao menos seis pontos de desvantagem e ainda melhorar o saldo de gol para uma eventual classificação às oitavas de final.
Portanto, ainda para sonhar com vaga na próxima fase, é preciso já vencer o Allianz Lima, do Peru, no próximo dia 27, e começar a somar mais pontos nas últimas três partidas. Vale ressaltar que o 3º colocado do grupo é eliminado da Libertadores, mas é direcionado para a fase final da Sul-Americana.
Contudo, até o próximo duelo pela Libertadores, o Fortaleza tem ainda quatro compromissos pela frente: Internacional (Brasileirão), Vitória (Copa do Brasil) e o Caucaia, duas vezes, na decisão do Campeonato Cearense.