Foto: Vítor Silva/Botafogo
No próximo domingo (17), o Ceará receberá o Botafogo pela segunda rodada do Brasileirão. Enquanto o Vozão estreou com vitória sob o Palmeiras, o Glorioso tenta esquecer a derrota dentro de casa para o Corinthians. Contudo, em confrontos entre os alvinegros, a equipe cearense tem mais empates que vitórias jogando em casa.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
HISTÓRICO GERAL
A princípio, Ceará e Botafogo se encontraram em 24 oportunidades, em jogos válidos pelas séries A e B e Copa do Brasil. Em síntese, nos quatro jogos disputados pela Copa do Brasil, o plantel carioca venceu três duelos e empatou um. Por outro lado, na Série B, o Vozão mostrou superioridade nos quatro confrontos ao vencer três e empatar um embate. Ademais, pelo Campeonato Brasileiro, o Fogão mostrou mais uma vez soberania. Dessa forma, a equipe de General Severiano ganhou cinco partidas, empatou nove e perdeu apenas três.
Como resultado do trabalho apresentado dentro de campo, Ceará e Botafogo totalizam uma média de 2,12 gols por embate. Dessa forma, dos 51 gols marcados em todas as competições disputadas entre ambos os times, o Vovô marcou 22 tentos, enquanto os cariocas balançaram as redes em 29 ocasiões.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Em um embate onde o empate é a marca registrada, o sinônimo da partida é equilíbrio. Entretanto, analisando os gols marcados nos 17 duelos executados, o Fogão tem uma boa vantagem. Nos cinco jogos em que saiu vitorioso e nos nove em que empatou, o Botafogo foi responsável por estufar as redes 20 vezes. Por outro lado, o Vozão marcou 13 gols. Assim, em jogos pela Série A, as equipes possuem média de 1,94 gol por confronto.
Pontuando os recordes da competição, a maior triunfo do Ceará diante do Botafogo ocorreu no Brasileirão de 2020, quando conseguiu bater seu adversário por 2 a 1. Contudo, mostrando mais uma vez superioridade dentro das quatro linhas, a marca histórica da equipe da estrela solitária foi aplicada no Campeonato Brasileiro de 2011. Na ocasião, o Vovô foi derrotado por 4 a 0 fora de casa.
CEARÁ COMO MANDANTE
Em jogos válidos por todas as competições, o Ceará, como mandante, encontrou o Botafogo em 13 oportunidades. Os jogos em questões foram marcados por sete empates e três vitórias para cada lado. Ademais, foram marcados 27 gols, dos quais 13 foram contabilizados pelo Vozão e 14 em favor do Fogão.
Em contrapartida, em jogos somente pelo Campeonato Brasileiro, o Ceará foi o mandatário do campo somente em dez partidas. Nesse ínterim, seis jogos se encerram com empate, o alvinegro cearense venceu três jogos, enquanto os cariocas venceram apenas um confronto. Em continuidade, os donos da casa balançaram as redes nove vezes e sofreram oito gols.
ÚLTIMOS DEZ JOGOS
Mostrando que nem só de vitórias sobrevive um bom jogo, Ceará e Botafogo, nas últimas dez vezes em que se encontraram, empataram mais do que venceram. Em síntese, foram seis empates, três vitórias para o Vozão e apenas uma conquista em favor do alvinegro carioca. Nesse ínterim, foram marcados marcados 20 gols, dos quais 11 foram assinados pelo Time do Povo e nove para o plantel de General Severiano. É válido destacar que duas destas partidas ocorreram pela Série B 2015 e outras duas pela Copa do Brasil de 2014.
Por outro lado, analisando os últimos dez jogos apenas do Campeonato Brasileiro, o retrospecto de empates é maior ainda. A princípio, foram sete empates, uma vitória para o Ceará, contra duas em favor do Botafogo. Ademais, foram anotados nove gols para o Vovô e 13 para a equipe de Luís Castro.
PRÓXIMO CONFRONTO
No próximo domingo (17), o Ceará receberá o Botafogo às 19h (Horário de Brasília), na Arena Castelão. Após vencer Palmeiras por 3 a 2, o Vovô aparece ocupando a 5ª colocação na tabela de classificação. Por outro lado, a derrota sofrida para o Corinthians por 3 a 1 colocou o alvinegro carioca na 17ª posição geral.