Foto: José Tramiontin/Athletico
Na noite deste domingo (10), após ser derrotado na estreia do Campeonato Brasileiro por 4×0, para o São Paulo, Alberto Valentim, por meio de coletiva de imprensa, anunciou sua saída do Athletico-PR. Em resumo, o comandante informou que a decisão foi tomada “em comum acordo” com a diretoria do clube.
Em coletiva de imprensa concedida após a derrota para o Tricolor Paulista, Alberto Valentim afirmou que a diretoria do Athletico-PR assentiu sua decisão de deixar o cargo, além de pontuar o trabalho árduo dos jogadores.
– “Em comum acordo com a diretoria, estou me desligando do clube. Por isso, achei até que viria uma pergunta em relação a isso. Mas é um grupo que trabalha muito forte, um grupo honesto. Tenho certeza que eles vão se recuperar. Essa derrota não vai fazer com que os abale. Vai dar tempo de recuperar”, explicou Valentim.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Apesar da decisão, Alberto pontuou seu sentimento de gratidão pelo clube e representantes do Furacão que o apoiaram enquanto esteve à frente da equipe.
– “Primeiro, o sentimento de tristeza. Todo mundo sabe que é muito triste. Todo mundo sabe a ligação que eu tenho com o Athletico, uma ligação muito forte desde 1996. Mesmo sabendo que minha vida vai seguir, fica o sentimento de muita tristeza, óbvio, mas de muita gratidão. Foi o primeiro clube que abriu as portas para mim, fui auxiliar em 2012. Eu tinha um sonho de ser treinador do Athletico e ser campeão aqui”, completou o ex-treinador.
TRAJETÓRIA NO FURACÃO
Contratado junto ao rubro-negro no início de outubro de 2021, o ex-treinador adquiriu apenas 38,09% dos pontos disputados. Em síntese, Alberto Valentim comandou o Athletico-PR em 28 oportunidades, das quais ganhou oito partidas, empatou outras oito e perdeu 12 jogos.
Apesar de ter conquistado o título da Copa Sul-Americana com o Furacão, Alberto Valentim passou a ser contestado por seu estivo de jogo adotado. Em contrapartida, a situação foi sendo agravada ao decorrer das competições. Dessa forma, a derrota para o Atlético-MG na final da Copa do Brasil 2021 e a eliminação no Campeonato Paranaense deste ano, para o Coritiba, foram acentuadas com o mau início da Libertadores e Brasileirão.
PRÓXIMOS PASSOS
A princípio, sem Alberto Valentim, o próximo jogo do Athletico-PR acontecerá na próxima quinta-feira (14). Sobretudo, o Furacão fará seu segundo jogo da fase de grupos da Conmebol Libertadores. Assim, a Arena da Baixada será palco do duelo contra o The Strongest, da Bolívia, às 19h (Horário de Brasília).