Foto: Stephan Eilert/cearasc.com
Com o início iminente do Campeonato Brasileiro se aproximando, atletas pertencentes a times de pouca expressão no cenário do futebol perdem a visibilidade da mídia e, por muitas situações, passam despercebidos pelo Cartoleiro, como é caso do goleiro Luan Polli, do zagueiro Caetano e do lateral esquerdo Victor Luís.
Entretanto, o começo do Brasileirão é um momento propício para identificar jogadores que se mantém fora dos radares e criar seu próprio histórico de atletas que podem despontar e, dentro da razão correta, tornarem ótimas opções de escalação.
Foto: Bruno Corsino/ACG
Especificamente no setor defensivo, um dos mais oscilantes do Cartola, muitos quesitos entram na conta e fazem diferença na escolha correta para a formação de cada rodada, tal qual o histórico recente das atuações defensivas e os números de cada jogador.
Por este motivo, jogadores que despontam neste início de temporada devem ser examinados e colocados como opções promissoras para a continuidade da temporada.
No gol, existem diversos arqueiros brasileiros de grande renome, como Weverton, João Paulo, Éverson, Fábio e muitos outros. Entretanto, para a temporada, Luan Polli, goleiro do Atlético-GO, apresenta-se como promissora opção de escalação dentro das circunstâncias corretas. Durante o começo deste ano, Polli foi titular em 16 partidas e somou 9 jogos sem sofrer gols.
Na lateral, no entanto, Victor Luís, jogador do Ceará e ex-jogador do Palmeiras, soma 11 jogos como titular na temporada, 8 partidas sem sofrer gol e 3 gols. Os números do lateral de 28 anos são ótimos para um jogador de linha defensiva, além de mostrar que em mais de 70% dos jogos que Victor participou, a defesa do Ceará não sofreu gols.
Por fim, um nome não tão comentado é o do zagueiro Caetano, do Goiás. O defensor de 22 anos tem 13 jogos na temporada, 12 como titular, e incríveis 9 jogos sem sofrer gols. A média de Caetano coloca o atleta em uma posição de extrema visibilidade, deixando-o com na lista dos Cartoleiros para a temporada que se inicia.