Foto: Divulgação/Coritiba
O início de temporada do Coritiba foi positivo até o início do Campeonato Brasileiro. Até aqui, a equipe alviverde avançou para à terceira fase da Copa do Brasil e foi campeão do Campeonato Paranaense, ainda eliminando o rival Athletico na semifinal.
O Coxa está entre os cinco clubes que mais venceu até o momento, antes de iniciar o Brasileirão. Foram 12 triunfos em 19 partidas disputadas, atrás apenas de Atlético-GO, Atlético Mineiro, Palmeiras e Fluminense.
Nesse período, os comandados do técnico Morínigo empataram em outras cinco oportunidades e foram superados apenas duas vezes, ainda na primeira fase do estadual. Desde então foram 34 gols marcados, o que coloca o Coritiba entre os cinco melhores ataques da elite do futebol brasileiro.
>Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Em contrapartida, o Coxa aparece entre as oito piores defesas, com 16 gols sofridos, em 19 partidas. Detalhe curioso é que a equipe sofreu gol em 13 jogos diferentes, ou seja, a defesa não foi vazada somente em seis duelos.
De qualquer forma, o Coritiba chega com confiança para o restante da temporada após garantir vaga na terceira fase da Copa do Brasil, onde vai enfrentar o Santos, bateu o rival Athletico em plena Arena da Baixada e depois eliminou o time rubro-negro, por fim consagrou-se campeão do Paranaense.
Destaque para o trio ofensivo composto por Igor Paixão, Alef Manga e Léo Gamalho. Juntos marcaram 22 dos 34 gols marcados pelo Coritiba neste início de temporada. E a diretoria segue em busca de reforços para aumentar o nível de competitividade.
Já durante o estadual, anunciou o meia Thony Anderson, que logo se tornou titular. Por último, oficializaram as contratações de Fabrício Daniel, o meia Matías Galarza e o lateral-esquerdo Diego Porfírio, além de encaminhar a chegada de Adrián Martínez, ex-Olímpia.
O Coxa estreia logo neste próximo domingo, às 11h (de Brasília) diante do Goiás, no Couto Pereira. Em seguida, faz dois duelos seguidos contra o Santos, primeiro pelo Brasileirão e depois em jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Coritiba antes de iniciar o Brasileirão 2022
- Eliminou o rival Athletico-PR, vencendo na Arena da Baixada, com 3×2 no agregado
- Foi campeão do Campeonato Paranaense
- Avançou de fase nas duas primeiras e confirmou vaga na 3ª fase da Copa do Brasil
- Detém o 5º melhor ataque da Série A com 34 gols marcados