Foto: Felipe Dalke/Coritiba
Neste domingo (3), o Paraná descobriu o seu mais novo campeão. Isso ocorreu devido à disputa da final entre Coritiba e Maringá, que culminou com a vitória do Coxa no placar agregado de 6 a 3. Desse modo, o clube alviverde ergueu a taça do Campeonato Paranaense pela 39ª vez. Em síntese, o Clássico Athletiba aconteceu nas semifinais e o Furacão se despediu da competição após perder para o rival. Ademais, acompanhe os números dos desempenhos de Coritiba e Athletico-PR no estadual antes da estreia na Série A.
CORITIBA
Depois de terminar a Série B 2021 na terceira posição com 64 pontos, o Coritiba mostrou que pretende surpreender muito durante a temporada 2022. A princípio, o Coxa iniciou o Campeonato Paranaense com o objetivo de repetir a campanha apresentada em 2017, quando conquistou o título da competição e foi isso o que aconteceu. Em resumo, com 72,54% de aproveitamento nos 17 jogos disputados, o time comandado por Gustavo Morínigo somou onze vitórias, quatro empates e duas derrotas.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Sobretudo, como consequência do desempenho, o alviverde marcou 28 gols e sofreu 13. Assim, o Coritiba terminou o campeonato com média de 1,64 gol marcado por duelo e 0,76 gol sofridos por confronto. Por conseguinte, dois jogadores do Coxa se tornaram essenciais e ocuparam a primeira colocação no ranking dos artilheros do Campeonato Paranaense. Em síntese, Igor Paixão e Léo Gamalho marcaram sete gols cada. Desse modo, os outros 14 gols restantes foram marcados por sete atletas.
Por outro lado, o número de advertências do time alviverde chamou a atenção. Ao todo, 49 cartões distribuídos para o plantel, sendo três vermelhos. Nesse ínterim, o volante Valdemir foi o jogador que mais levou cartão amarelo, com um total de sete. Em continuidade, o lateral-direito Matheus Alexandre, o atacante Alef Manga e o volante Willian Farias foram advertidos com a infração máxima do futebol.
ATHLETICO-PR
O sonho de conquistar o 27º título do Campeonato Paranaense foi interrompido nas semifinais da competição. Isso ocorreu devido ao Athletico-PR ter encontrado o Coritiba na ocasião. A princípio, no primeiro jogo, o Coxa venceu por 2 a 1. por outro lado, no duelo da volta, o Furacão tentou, mas só conseguiu arrancar um empate em 1 a 1. Com o placar agregado de 3 a 2, o rubro-negro deu adeus a competição.
Sobretudo, o time de Alberto Valentim adquiriu 53,33% de aproveitamento nos 15 jogos em que disputou na competição. Assim, foram seis vitórias, seis empates e três derrotas. Por outro lado, no tempo regulamentar, o Furacão marcou 22 gols e sofreu 14. Em continuidade, levando em consideração a disputa das quartas de final contra o Londrina nos pênaltis, o rubro-negro totaliza 26 gols ao todo e 16 gols sofridos.
Mostrando o desempenho dentro das quatro linhas, o excesso de força foi creditado com 38 cartões, dos quais dois foram vermelhos. Assim, Pablo Siles lidera com seis amarelos, enquanto o atacante Daniel Cruz e o meia Pierre Wagner foram advertidos com a expulsão.
ARTILHARIA
1º Lugar: Léo Gamalho (Coritiba) – 7 gols
1º Lugar: Igor Paixão (Coritiba) – 7 gols
3º Lugar: Rômulo (Athletico-PR) – 6 gols
3º Lugar: Alef Manga (Coritiba) – 6 gols
5º Lugar: Marcelo (Operário Ferroviário) – 5 gols
ESTREIA NO BRASILEIRÃO
A princípio, marcando o retorno à Série A, o Coritiba enfrentará, no dia 10 de abril, o Goiás. Sobretudo, a partida será às 11h (Horário de Brasília), no Couto Pereira. Por outro lado, o Athletico duelará contra o São Paulo, no mesmo dia. Ademais, o confronto será feito às 18h, no Morumbi.