Foto: Divulgação/ Corinthians
O Corinthians começa sua trajetória na Libertadores 2022 na próxima terça-feira (05). O Timão garantiu vaga direto na fase de grupos, após ficar na 5ª posição do Campeonato Brasileiro 2021, dessa forma, não precisou passar pela tão temida Pré-Libertadores, onde a equipe soma duas eliminações.
Dessa maneira, no grupo E, o time brasileiro está em um dos grupos mais fortes da competição, ao lado de Boca Juniors-ARG, Deportivo Cali-COL e Always Ready-BOL. Logo na 1ª rodada, a equipe de Vítor Pereira irá viajar até a altitude de La Paz para enfrentar os bolivianos.
Foto: Divulgação/ Corinthians
Campeão da competição em 2012, o Corinthians busca o segundo título 10 anos depois da primeira conquista. Após quatro anos, o clube volta a disputar o torneio mais importante do continente.
Ao longo da história, o Corinthians disputou a Libertadores por 15 oportunidades, e soma 122 jogos, 64 triunfos, 27 empates e 31 derrotas. São 211 gols marcados e 120 sofridos. Quando conquistou seu único título, o Timão foi campeão invicto da competição.
Uma boa lembrança para os torcedores do Corinthians, é que o título de 2012 foi conquistado sobre o Boca Juniors, rival do Timão na fase de grupos deste ano. Ademais, a torcida espera uma revanche contra os argentinos, já que em 2013, com uma grande polêmica de arbitragem, o Boca eliminou a equipe brasileira nas oitavas de final.
Foto: Divulgação/ Corinthians
Até conquistar a América, o Corinthians sofria com eliminações precoces na Libertadores, assim como vem sendo nos últimos anos que a equipe disputou a competição. Em 15 participações, o Timão foi eliminado em duas oportunidades na Pré- Libertadores (2011 e 2020), uma na fase de grupos (1977), oito nas oitavas de final (1991, 2003, 2006, 2010, 2013, 2015, 2016 e 2018), duas nas quartas de final (1996 e 1999), e uma na semifinal (2000).
Dessa forma, o Timão alcançou as fases mais agudas da competição por apenas duas oportunidades. Em 2000, a equipe fez uma grande primeira fase e passou em primeiro do seu grupo que tinha, América-MEX, Olimpia-PAR e LDU-EQU. No mata-mata, a equipe brasileira eliminou o Rosário Central-ARG nas oitavas, o Atlético-MG nas quartas e caiu para o seu maior rival, Palmeiras na semifinal, nos pênaltis.
Foto: Divulgação/ Corinthians
Após a derrota para o maior rival, o Timão foi chegar na semifinal novamente apenas no ano de sua conquista. Em 2012, a equipe comandada por Tite encerrou a primeira fase com quatro triunfos e dois empates, o time estava no grupo ao lado de Cruz Azul-MEX, Nacional-PAR e Deportivo Táchira-VEN.
Campeão invicto da competição, nas oitavas de final, o Corinthians deixou pelo caminho o Emelec-EQU, Vasco da Gama nas quartas, e o Santos, de Neymar e companhia na semifinal, para fechar a campanha com chave de ouro, o Timão duelou pelo título contra o Boca Juniors-ARG e foi campeão do torneio pela primeira vez em sua história, após um empate em 1 a 1 na La Bombonera e uma vitória por 2 a 0 no Pacaembu, com dois gols de Emerson Sheik.
Foto: Divulgação/ Corinthians
Desde o título, o Timão ainda não conseguiu fazer uma boa campanha na Libertadores, em sua última participação na fase de grupos em 2018, a equipe teve dificuldades para terminar na primeira posição do grupo e caiu nas oitavas de final para o Colo Colo-CHI.
Em 2020, a equipe sequer conseguiu chegar na fase de grupos e foi eliminada ainda na Pré-Libertadores para o Guaraní-PAR, mesmo time que tirou o Timão nas oitavas em 2015.
Portanto, começando sua campanha em 2022 fora de casa, a diretoria do clube montou um elenco competitivo e com grandes nomes para buscar o segundo título da competição. Ademais, trazendo um técnico vencedor por onde passou para elevar ainda mais o nível da equipe. Mesmo sem muita tradição no torneio, o Corinthians entra como um dos favoritos para conquistar a Glória Eterna.