Foto: Cesar Greco/ Palmeiras
Em mais uma final no comando do Palmeiras, Abel Ferreira busca seu quinto título pelo Verdão. Já considero como um dos maiores treinadores da história do clube, o português busca seu primeiro Paulistão, na temporada passada a equipe chegou na final, mas foi derrotada pelo mesmo São Paulo, rival da decisão deste ano.
Para vencer o Paulistão, Abel Ferreira terá que passar por mais um grande desafio, São Paulo e Flamengo, são as equipes que o treinador mais tem derrotas no futebol brasileiro.
Foto: Alexandre Schneider/Getty Images
Com seu contrato renovado até o fim de 2024, caso vença o Paulistão, Abel irá ficar atrás apenas de Felipão, Oswaldo Brandão e Vanderlei Luxemburgo em questão de títulos. Já em finais, o Gajo está atrás apenas de Felipão, em apenas um ano e cinco meses de trabalho.
Contra o Tricolor Paulista, Abel soma nove jogos, com três derrotas, dois triunfos e quatro empates. Ademais, uma dessas derrotas, foi no Campeonato Paulista de 2021, onde o time do Morumbi levou o caneco. Contra o time carioca, são cinco jogos, três derrotas, um empate e uma vitória, a mais importante no duelo, que aconteceu na final da Libertadores 2021.
Mesmo tendo um retrospecto negativo contra o rival, o Palmeiras de Abel Ferreira tem um grande triunfo sobre o rival, nas quartas de final da Libertadores, onde o Verdão eliminou o São Paulo com uma goleada na segunda partida. Outro ingrediente para a decisão, é o confronto contra o técnico Rogério Ceni, Abel conseguiu seu primeiro triunfo sobre o treinador, na primeira fase do Paulistão, com uma vitória por 1 a 0, no Morumbi.
Portanto, o técnico português pode elevar ainda mais seu patamar na história do clube, vingar o vice-campeonato da temporada passada e melhorar seus números sobre o rival e Rogério Ceni.