Foto: Divulgação/Goiás
Em 2021, Gustavo Scarpa foi o grande garçom do futebol brasileiro com 20 assistências. Já na atual temporada, tem retornado de lesão somente na fase final do Paulista e serviu um companheiro somente uma única vez.
Sendo assim, quem está sobrando é o atacante Vinicius, do Goiás, com números impressionantes. O jogador chegou do Náutico nessa temporada e já disputou 13 partidas pelo Esmeraldino em 2022. Nesse período, soma 12 participações diretas em gols da equipe alviverde.
Até o momento, Vinicius soma nove (!) assistências, o que o coloca em ampla vantagem para os demais jogadores da Série A no ranking de assistências envolvendo todos os jogadores da Série A. Quem vem atrás na lista aparece com cinco passes para gols.
Os casos de Igor Paixão, do Coritiba, e Daniel Borges, do Botafogo. Contudo, a melhor sequência desses dois jogadores foi ainda no início do estadual. A de Vinicius segue sendo muito regular.
Foi ele quem serviu Nicolas para marcar o gol da classificação do Goiás sobre o Criciúma pela Copa do Brasil na última temporada. Detalhe das nove assistências, seis foram para Nicolas, que está entre os maiores artilheiros da temporada.
Foto: Divulgação/Goiás
Há outros nomes que segue mantendo a regularidade das últimas temporadas, como Arrascaeta e Vitinho, ambos do Flamengo. A novidade do Rubro-negro é o jovem Lázaro, também com quatro assistências.
O Goiás também tem outro nome bem ranqueado na lista de passes para gols, o meia Élvis. Luiz Henrique e Yago Felipe (Fluminense), Everton (Cuiabá) e Léo Pereira (Atlético-GO) somam todos quatro assistências até aqui.
Outros 13 jogadores de nove clubes diferentes aparecem com ao menos três assistências na temporada. Confira na lista abaixo.
OS GARÇONS DA SÉRIE A EM 2022
9 – Vinicius (Goiás)
5 – Igor Paixão (Coritiba); Daniel Borges (Botafogo)
4 – Élvis (GOI); Arrascaeta, Vitinho e Lázaro (FLA); Luiz Henrique e Yago Felipe (FLU); Everton (CUI); Léo Pereira (ACG)
3 – 3 – Régis e Thonny Anderson (Coxa); Nacho Fernández (ATM); Rômulo (ATP); Raphael Veiga (PAL); Ganso (FLU); Vina (CEA); Fagner e Giuliano (COR); Alesson, Rafael Gava e Valdivia (CUI); Moisés e Ronald (FOR); Jorginho (ACG)