Foto: Estevão Germano / América
O América Mineiro, sob o comando do técnico Marquinhos Santos, manteve a estratégia em priorizar a Libertadores como principal objetivo no primeiro semestre e com isso praticamente abriu mão do Campeonato Mineiro.
O Coelho sofreu novo revés na competição, desta vez para o Uberlândia e está matematicamente eliminado, ainda na fase de grupos do estadual. Com o resultado, a equipe já não consegue alcançar a Caldense, que tem 18 pontos, ainda com um jogo a menos – o América tem 14. Resta apenas mais uma rodada a cumprir.
Por enquanto, o Atlético Mineiro é líder disparado com 25 pontos, enquanto Athletic e Cruzeiro somam 19 pontos e a Caldense fecha o G-4, que avançam à semifinal. O Coelho disputou a final da última edição e ficou com o vice para o Galo.
Sendo assim, o América Mineiro chega ainda mais pressionado para a partida diante do Barcelona, do Equador, pela partida de volta da 3ª fase da Libertadores. O vencedor já entra de vez na fase de grupos da competição e o eliminado é direcionado para a Copa Sul-Americana.
É a primeira vez em que o clube americano disputa o torneio da Conmebol e quer fazer história ao chegar na fase de grupos. Antes, precisou bater o Guarani, do Paraguai, para avançar à 3ª fase. Contra o Barcelona, terminou o jogo de ida empatado em 1 a 1 e agora precisa vencer alcançar o objetivo. Em caso de novo empate, a classificação será definida nos pênaltis.
América no Campeonato Mineiro:
10 jogos
4 vitórias
2 empates
4 derrotas
13 gols marcados
11 gols sofridos