Foto: Divulgação / Cuiabá
O pontapé inicial dos Campeonatos Estaduais foi dado e com ele a porteira para os gols também foi aberta. Em síntese, os 20 clubes que configuram a Série A 2022 conseguiram balançar as redes 200 vezes. Neste ínterim, os times detêm a média de 1,47 gols por partida. Analogamente, a equipe que mais balançou as redes foi o Cuiabá, com 19 gols marcados em oito duelos pelo Campeonato Mato-Grossense. Todavia, a mesma sorte não ocorre com o Avaí, que em oito confrontos marcou dois gols e sofreu quatro.
Dos 136 jogos disputados nos estaduais e Copa do Nordeste, os times da série A somente não balançaram as redes em 29 duelos. O líder de jogos sem marcar é o Avaí, com sete jogos, seguido do Athletico-PR, com quatro. Por conseguinte, somando duas disputas, aparecem Santos, São Paulo, Flamengo, Juventude e Coritiba. Ademais, os únicos planteis que marcaram gols em todos os duelos foram: Botafogo, Fortaleza, Palmeiras, Cuiabá e Atlético-GO.
MELHOR X PIOR DESEMPENHO
Líder do Campeonato Mato-Grossense com 19 pontos, o Cuiabá detém o melhor ataque dos times da Série A. Com o índice de 2,37 gols marcados por confronto, o Dourado deixa para trás o atual Campeão do Brasileirão, Atlético-MG, com média de dois gols por partida e o vice-campeão do Mundial de Clubes, Palmeiras, com, 1,9 gols por jogo.
Por outro lado, quem vem deixando a desejar é o Avaí. Contribuindo de forma negativa, o clube catarinense tem saldo de menos dois gols. Em síntese, o desempenho da equipe azulina a coloca não somente na vice-lanterna do Campeonato Catarinense, como também na lanterna de pior ataque da Série A.