Foto: Fernando Alves / ECJuventude
Com pouco mais de um mês do início da temporada 2022, alguns clubes não perderam tempo e demitiram seus técnicos. Em síntese, dos 20 clubes da Série A, cinco despacharam seus comandantes somente em fevereiro. O último a ser surpreendido foi Enderson Moreira, exonerado do Botafogo nesta sexta-feira (11), após derrota para o Fluminense pelo Campeonato Carioca.
SYLVINHO, CLAUDINEI OLIVEIRA E MARCELO CABO
Ao passo que a temporada foi iniciada, as críticas das torcidas ganharam força. Dentre os técnicos demitidos em fevereiro, o primeiro foi Sylvinho, no dia 2. Após nove meses comandando o Corinthians, o treinador não aguentou a pressão que vinha sofrendo dentro e fora dos bastidores do Timão. Em suma, a derrota de virada para o Santos, por 2×1, pela 3ª rodada do Campeonato Paulista, bastou para ter o seu ciclo no clube encerrado. Ademais, Sylvinho orquestrou 43 jogos, dos quais venceu 16, empatou 14 e perdeu 13.
Por sua vez, a segunda queda foi a de Claudinei Oliveira. No último domingo (6), o treinador foi demitido do comando do Avaí, time que ajudou a se reconstruir. Em continuidade, após sofrer derrota para o Próspera, por 1×0, pela 5ª rodada do Campeonato Catarinense, o técnico fez suas malas. Nesse ínterim, Claudinei teve duas passagens pelo Leão da Ilha. Ao todo, o comandante soma 176 partidas, sendo 79 vitórias, 47 derrotas e 50 empates. Ademais, o treinador soma pelo clube dois acessos na Série B (2016 e 2021) e um título do Campeonato Catarinense (2021).
No dia 7 de fevereiro foi a vez de Marcelo Cabo deixar seu cargo no Atlético-GO. Após sua terceira passagem pelo Dragão, Cabo informou aos dirigentes do clube que deixaria o comando técnico por motivos pessoais. Por fim, em sua última trajetória no time goiano, participou de 12 jogos, tendo vencido seis, perdido dois e empatado quatro.
JAIR VENTURA E ENDERSON MOREIRA
Nesta sexta-feira (11), houve demissão dupla. Jair Ventura e Enderson Moreira foram despachados do Juventude e Botafogo, respectivamente. Em síntese, Jair chegou ao Alviverde em outubro de 2021 e comandou a equipe ruma à permanência na elite do futebol brasileiro. Entretanto, após conquistas somente 13,33% de aproveitamento no Campeonato Gaúcho (três derrotas e dois empates), o treinador não conseguiu permanecer no cargo.
Por conseguinte, Enderson Moreira foi pego de surpresa. Após derrota de virada para o Fluminense por 2×1, pela 5ª rodada do Campeonato Carioca, o Botafogo exonerou o comandante. John Textor, novo investidor do Alvinegro, optou por demitir o treinador visando a reformulação do plantel e diretoria do clube. Ademais, no comando no Fogão Enderson conquistou 20 vitórias, sete empates, quatro derrotas e o título de campeão da Série B 2021.