Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC
No Clássico Vovô a alegria foi do Tricolor. Em partida tomada por emoção do início ao fim, o Fluminense venceu o Botafogo de virada pela 5ª rodada do Campeonato Carioca. Em síntese, a partida ocorreu nesta quinta-feira (10), no Estádio Nilton Santos, sob mando de campo do time de Abel Braga. Ademais, o primeiro gol marcado foi do zagueiro alvinegro Kanu. Contudo, Willian Bigode e Luccas Claro garantiram a virada e vitória para o Flu por 2×1.
PRIMEIRO TEMPO
Como em todo clássico, é esperado emoção em cada minuto e na disputa entre Fluminense e Botafogo não foi diferente. Atacando de forma equilibrada, o Tricolor foi o primeiro a criar grandes chances. Logo aos 9′ de jogo, Willian Bigode finalizou dentro da área, mas Gatito Fernández espalmou com segurança. Em contrapartida, como resposta, o Glorioso abriu o marcador. Aproveitando a bola parada, sua principal arma, Kanu subiu sozinho após escanteio e cabeceou para o fundo das redes.
Por conseguinte, o empate quase chegou com o chute de Luiz Henrique. Aos 28′, o atacante driblou toda a zaga do Botafogo e emendou chute forte que foi espalmado para a linha de fundo pelo arqueiro alvinegro. Apesar das tentativas, o Fluminense não conseguiu precisão na hora de finalizar na área defensiva do Botafogo. Em síntese, o Flu obteve 66% de posse de bola e apenas três finalizações. Contudo, detendo apenas dois chutes a gol, o Glorioso foi mais preciso e voltou ao vestiário com a vitória.
SEGUNDO TEMPO
Precisando buscar o resultado, o técnico Abel Braga optou por fazer substituição dupla ainda no intervalo. Jhon Arias e Germán Cano entraram nos lugares de Samuel Xavier e Fred, respectivamente. Imediatamente as modificações surtiram efeito. Logo aos 2′, Luiz Henrique passou por três zagueiros e serviu o argentino, que foi parado com defesa de Gatito. O ditado “Quem não faz, leva” se concretizou. Mais bem posicionado e empenhado na conquista da vitória, o empate veio. Aos 8′, após cobrança de escanteio de Yago, a bola desviou e sobrou no pé de Willian Bigode, que não perdoou e empatou o duelo.
Perdido no jogo, o Botafogo se mostrou desatento e abriu espaços para que o Fluminense virasse o placar do confronto. Dessa forma, aos 19′, em outro escanteio, Luccas Claro subiu sozinho e cabeceou para dentro do gol. Com os ânimos exaltados após lance polêmico, o técnico Enderson Moreira acabou sendo expulso por invadir o campo. Na ocasião, o comandante do Glorioso reclamou por uma não marcação de pênalti em favor do alvinegro carioca. Entretanto, após análise de vídeo foi comprovada a não penalidade. Ademais, a partida foi encerrada em 2×1 com o Fluminense mostrando superioridade do início ao fim.
PRÓXIMOS PASSOS
Após vencer o Botafogo, o Fluminense aparece figurando a 2ª colocação do Campeonato Carioca com 12 pontos somados. Em continuidade, o Tricolor terá a chance de assumir a liderança no próximo domingo (13), contra a Portuguesa, 2ª colocada com sete pontos. Em síntese, o duelo ocorrerá no Estádio Nilton Santos às 16h (Horário de Brasília). Por outro lado, o Glorioso terá mais um clássico pela frente. Na ocasião, o Alvinegro duelará com o Vasco, líder da competição com 13 pontos. Ademais, a partida será feita em São Luís-MA, no Estádio Castelão às 20h de domingo.