Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Sorteado no Grupo G da Libertadores, o Flamengo terminou a primeira fase da competição na liderança com 12 pontos, à frente do Vélez Sarsfield, da Argentina. Na ocasião, a equipe venceu os três primeiros jogos e empatou os últimos três. Na ocasião, o técnico ainda era Rogério Ceni, hoje no São Paulo.
A partida diante do Defensa y Justicia marcou a estreia de Renato Gaúcho à frente da equipe rubro-negra. No jogo de ida das oitavas de final, o Mengão venceu pelo placar de 1 a 0, com gol marcado por Michael, em Buenos Aires. Já na volta, já com público de aproximadamente 20 mil pessoas em Brasília, o Flamengo bateu o time argentino pelo placar de 4 a 1.
Embalados, os comandados de Renato Gaúcho aplicaram nova goleada nas partidas de quartas de final diante do Olímpia. Somando as partidas de ida e volta, o time carioca ficou com um agregado de 9 a 2, com show de Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta.
Já nas semifinais, Diego Alves fez a diferença na defesa, com excelentes defesa no Maracanã e em Guayaquil, diante do Barcelona. E quem resolveu no ataque foi o atacante Bruno Henrique, que marcou os quatro gols da classificação rubro-negra rumo à terceira final de Libertadores.
O Flamengo tem o melhor ataque da competição com 32 gols marcados em 12 partidas, média 2,6 gol por jogo. Em contrapartida, tem média de um gol sofrido por jogo, já que a defesa foi vazada em 12 oportunidades.
O time está invicto na competição, tendo em sua campanha nove vitórias e apenas três empates. Dessa forma, pode passar a ser o oitavo campeão sem sofrer derrota numa edição de Libertadores, algo que não acontece desde 2012, com o Corinthians.
Destaque dentro da competição no elenco, claro, não pode ser diferente se não for o trio de ataque mais poderoso do futebol brasileiro: Gabigol é o artilheiro da Libertadores com 10 gols marcados, Bruno Henrique marcou seis vezes, sendo quatro nos jogos de semifinais da competição e Arrascaeta soma quatro tentos e ao mesmo tempo é o garçom da competição com cinco assistências.
Flamengo e Palmeiras duelam neste próximo sábado o título da Libertadores, às 17h (de Brasília), em Montevidéu, no Uruguai. A decisão em jogo único não é novidade para nenhum dos dois times, afinal, são os últimos campeões da competição nesse novo formato na grande decisão.
Artilharia do Flamengo na campanha da Libertadores:
10 – Gabigol
6 – Bruno Henrique
4 – Arrascaeta
3 – Vitinho e Arão
2 – Pedro
1 – Gustavo Henrique, Rodrigo Caio, Michael e gol contra a favor
Black Friday Joga10: O maior desconto da temporada do plano Camillo Joga10 é aqui, vem conferir!