Foto: Mourão Panda / América
Com apenas uma derrota nos últimos 17 jogos, o América-MG já deixou de pensar na briga contra o rebaixamento por um momento e sonha com vaga na Sul-Americana. Neste momento, o Coelho é o 9° colocado e abriu oito pontos para o Sport, primeiro time dentro do Z-4.
O momento da equipe é bom e reflete nos últimos resultados como nas vitórias sobre Santos, na Vila Belmiro, e Fortaleza, no Independência. Com 38 pontos, o América-MG está apenas três de alcançar sua melhor marca na elite do futebol brasileiro na era dos pontos corridos.
Essa é apenas a quarta participação do clube no Brasileirão, com este formato. Em todas as outras três oportunidades a equipe terminou sendo rebaixada. Em 2018, até então última vez que disputou o campeonato, somou 40 pontos e terminou na 17ª colocação.
Agora, com 38 pontos, restando ainda mais nove rodadas, tem a possibilidade de conquistar um feito inédito para o clube que é permanecer na Série A e conquistar mais de 40 pontos em uma edição do Brasileirão. Em tese, o Coelho precisa de ao menos sete pontos para escapar de fato do rebaixamento. Neste momento restam ainda 27 pontos a serem disputados.
O próximo compromisso será diante do Atlético Mineiro, time qual disputou a final do estadual na atual temporada e já não consegue vencer o confronto desde 2016. Em caso de quebrar o jejum, o América-MG passa a ser então o melhor time do returno no Brasileirão, já que neste momento tem 19 pontos em 10 partidas, um a menos que o Galo.
Campanhas do América-MG no Brasileirão:
2011: 37 pontos (8 vitórias, 13 empates, 17 derrotas);
2016: 28 pontos (7 vitórias, 7 empates, 24 derrotas);
2018: 40 pontos (10 vitórias, 10 empates, 18 derrotas);
2021: 38 pontos (9 vitórias, 11 empates e 9 derrotas)*
*Restam nove rodadas