Foto: Divulgação/Santos
No último fim de semana, o Santos anunciou a contratação do centroavante Léo Baptistão. O brasileiro de 28 anos assinou vínculo até maio de 2023 com o Alvinegro Praiano e chega como a principal contratação para a temporada, com o objetivo de melhorar o ataque da equipe, que atua sem um centroavante desde a saída de Kaio Jorge, que foi para o Juventus, da Itália.
Léo começou a carreira a carreira nas categorias de base da Portuguesa Santista, onde conheceu Neymar, e deixou a equipe cedo, aos 16 anos. Dessa forma, partiu bem cedo para o futebol espanhol, onde começou no Rayo Vallecano. Após ganhar destaque, foi contrato pelo Atlético de Madrid, em 2013, por sete milhões de euros. Entretanto, não obteve muitas oportunidades com Simeone e passou a ser emprestado.
Dessa forma, foi cedido ao Real Betis, o próprio Rayo Vallecano e Villarreal. Até que em 2016 foi contratado pela mesma quantia paga pelo Atlético de Madrid quando havia o contratado três anos atrás (7 milhões de euros). Por lá, ficou duas temporadas e meia e marcou 18 gols (dois deles contra Real e Atlético de Madrid) e deu 12 assistências em 86 jogos, clube pelo qual mais disputou partidas na carreira.
Contudo, já em janeiro de 2019 foi para o Wuhan FC, da China. Justamente onde surgiu o vírus da Covid-19. Dessa forma, com o lockdown decretado pelo governo chinês, no início de 2020, o Wuhan passou a treinar em Guanghzou e, depois, em Sotogrande, na Espanha. Com toda essa situação teve uma passagem curta pelo clube chinês, mas ainda sim disputou 46 jogos por lá e marcou nove gols.
Foto: Divulgação/Wuhan Zall
Até que conseguiu a rescisão de contrato no fim de julho, dessa forma, a última vez que entrou em campo numa partida oficial em 22 de julho, no empate por 1 a 1 com o Dalian, pela Superliga Chinesa.
Em toda a carreira, Leo Baptistão disputou 271 partidas oficiais e tem 85 participações diretas em gols, tendo balançado as redes em 54 oportunidades, além de 31 pases para gols. Ele irá disputar por posição com Diego Tardelli, anunciado pelo Peixe nessa última segunda-feira, mas também pode atuar em outras posições, como na ponta direita, algo que já fez com muita frequência, podendo, portanto, formar um trio de ataque com Marinho, Diego Tardelli.