Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Anunciado como novo reforço do Flamengo, o meia Andreas Pereira já conheceu o Ninho do Urubu, CT do Flamengo, para realizar os exames médicos. Ele realizou normalmente a pré-temporada no Manchester United e está em condições de jogo, foi registrado no BID e já está à disposição do técnico Renato Gaúcho.
Nascido em Duffel, na região de Flandres, na Bélgica, mas com pais brasileiros, Andreas Pereira chegou ao Manchester United em 2011, e fez sua estreia no time profissional somente em 2014, contra o MK Dons pela Copa da Liga Inglesa. Embora ainda tenha contrato até 2023, o meia nunca conseguiu se firmar nos Red Devills, tendo poucas oportunidades. Com isso, passou por alguns empréstimos ao longo de sua trajetória no futebol europeu.
Em 2016, Andreas foi para o Granada, no ano seguinte esteve no Valência, ambos da Espanha, ficou um período no United até que foi mais uma vez emprestado, desta vez para a Lazio, da Itália, pelo qual esteve na última temporada. Por lá, disputou apenas 33 partidas, sendo 26 na Série A, cinco na Champions League e outras duas na Copa da Itália. Entretanto, também não conseguiu se firmar com a camisa azul e branca e retornou a Manchester.
Embora tenha apenas 25 anos e ainda não se firmou em uma equipe na Europa, Andreas Pereira é um jogador já experiente tendo disputado 228 partidas oficiais, dentre os principais campeonato do mundo, nacionais e internacionais, como a Champions e Europa League. Em sua carreira, já atuou em diversas funções e pode cair como uma luva nas mãos de Renato Gaúcho.
Versátil, resta apenas atuar como zagueiro e lateral-esquerdo para Andreas, já que pelo menos em um momento jogou como lateral-direito, volante, ponta e até de centroavante. Sua preferência é atuar mais centralizado ou caindo pelo lado esquerdo, como foi na Lazio, por exemplo.
Dessa forma, já o imaginando com a camisa do Flamengo, ele pode muito bem atuar mais recuado, onde atuam ultimamente Arão e Diego, mais à frente, caso Arrascaeta não esteja à disposição, e na ponta esquerda, caso há necessidade em determinado contexto de atuar na vaga de Bruno Henrique, que também pode atuar pelo lado direito ou como referência.
Andreas Pereira, portanto, é uma excelente contratação da equipe Rubro-negra, que gera ainda mais alternativas para o elenco que já é um dos mais fortes do futebol sul-americano. Não teve espaço com Solskjaer na atual temporada com a camisa do United pela forte concorrência na posição (Pogba, Matic, Fred, McTominay), mas já no Flamengo deve se sobressair e ser mais utilizado do que estava acostumado a ser nos últimos anos. Agora, resta fazer jus a contratação e buscar o seu espaço.
Última temporada de Andreas Pereira (Lazio):
Campeonato Italiano – 26 jogos, um gol e duas assistências – média de 20 minutos por jogo
Champions League – 5 jogos e uma assistência – média de 26,6 minutos por jogo
Copa da Itália – 2 jogos e uma assistências