Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O Palmeiras não iniciou bem a sequência de jogos complicados do mês, começando pela derrota contra o Fortaleza, no Allianz Parque. No último fim de semana, a equipe também foi superada pelo Atlético Mineiro, por 2 a 0, permanecendo na segunda colocação, mas neste momento com cinco pontos de vantagem para o Galo. Agora, volta a enfrentar o São Paulo pela Libertadores, em jogo valendo vaga na semifinal da competição internacional.
O Tricolor tem sido um obstáculo difícil para os comandados de Abel Ferreira. Sob o comando do técnico português, aliás, o Verdão ainda não conseguiu vencer o rival, e não foi por falta de duelos. Foram seis jogos até aqui, com quatro empates e duas derrotas, e apenas um gol marcado contra o São Paulo. Além disso, no retrospecto desde 2019 não é positivo ao Palmeiras, que venceu dois dos últimos 13 jogos contra o São Paulo, com três triunfos, sendo dois no Allianz Parque e o outro na final do Campeonato Paulista, no Morumbi.
No jogo de ida, o São Paulo abriu o placar com Luan, carrasco do Verdão na final do Campeonato Paulista, mas conseguiu o empate em 1 a 1 no gol de falta, marcado pelo voltando Patrick de Paula, que contou com ajuda do goleiro Volpi. Agora, o Palmeiras joga por um empate sem gols no Allianz Parque para avançar diante do rival, algo que nunca aconteceu na história.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Se tratando de Libertadores, o Verdão também tem outro fator negativo para tentar superar contra o rival neste novo duelo. É o quarto confronto direto entre as equipes dentro da competição internacional, a terceira em jogo de mata-mata e a equipe sequer conseguiu vencer uma partida.
Antes do primeiro jogo desta quartas de final, havia sido oito encontros entre Palmeiras x São Paulo na história da Libertadores, sendo seis vitórias do time do Morumbi, além de outros dois empates. O primeiro encontro foi ainda na fase de grupos da Libertadores de 1974, já os últimos jogos na competição aconteceu há 17 anos atrás, em 2006.
Contudo, há um ponto interessante a ser levado em conta no retrospecto histórico. Nos duelos de mata-mata na competição, o São Paulo sempre venceu o seu jogo como mandante, algo que não aconteceu na última semana, com o empate em 1 a 1, e o gol alviverde fora de casa pode ser determinante para uma eventual classificação.
Palmeiras e São Paulo entram em campo na noite dessa terça-feira, em jogo de volta, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, valendo vaga na semifinal da Libertadores. O Verdão, atual campeão, joga pelo empate sem gols, já o Tricolor precisa de uma vitória simples para avançar de fase, além disso, qualquer empate acima de 1×1 favorece o time do Morumbi.
Choque-Rei na Libertadores:
1974 – fase de grupos
Palmeiras 1×2 São Paulo
São Paulo 2×0 Palmeiras
1994 – oitavas de final
Palmeiras 0x0 São Paulo
São Paulo 2×1 Palmeiras
2005 – oitavas de final
Palmeiras 0x1 São Paulo
São Paulo 2×0 Palmeiras
2006 – oitavas de final
Palmeiras 1×1 São Paulo
São Paulo 2×1 Palmeiras
2021 – quartas de final
São Paulo 1×1 Palmeiras
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Abel Ferreira contra o São Paulo:
São Paulo 1×1 Palmeiras – Brasileirão 2020 (34ª rodada)
Palmeiras 0x1 São Paulo – Campeonato Paulista 2021 (fase de grupos)
Palmeiras 0x0 São Paulo – Campeonato Paulista 2021 (jogo 1 da final)
São Paulo 2×0 Palmeiras – Campeonato Paulista 2021 (jogo 2 da final)
São Paulo 0x0 Palmeiras – Brasileirão 2021 (14ª rodada)
São Paulo 1×1 Palmeiras – Libertadores 2021 (jogo de ida das quartas de final)