Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
O Red Bull Bragantino é simplesmente o melhor time atuando fora de casa neste início de Campeonato Brasileiro. A equipe, por incrível que pareça, tem tido os melhores resultados longo de seu belo estádio, o Nabi Abi Chedid. Até aqui, foram cinco jogos fora de casa e cinco vitórias.
Se engana quem pensa que essas vitórias foram resultados oportunistas. Pelo contrário, foram grandes vitórias, como por exemplo, de viradas contra Corinthians, na Neo Química Arena, Flamengo, no Maracanã, e São Paulo, no Morumbi, além do triunfo sobre o Atlético Goianiense e os 3 a 0 sobre a Chapecoense na estreia do Brasileirão.
Esses resultados colocam o Red Bull Bragantino num momento inédito na era dos pontos corridos no Brasileirão: o Massa Bruta é o primeiro time a vencer todos os primeiros com cinco compromissos consecutivas fora de casa. Agora, está há dois jogos de igualar o Flamengo, de 2019, com sete vitórias seguidas como visitante.
Se o Red Bull Bragantino tem um ótimo aproveitamento fora de casa, com 15 pontos conquistados de 15 disputados, já como mandante é apenas o 12º colocado, com apenas uma vitória em cinco jogos. Na última rodada, por exemplo, tropeçou em casa contra o Cuiabá, na zona do rebaixamento, e perdeu a liderança, embora tenha o mesmo número de pontos do Palmeiras (22).
Fora de casa o Massa Bruta marcou 11 gols e sofreu quatro. Nos cinco jogos conseguiu reverter o placar em três oportunidades, se mostrando ser uma equipe de muita superação. Algo semelhante acontece com o seu próximo adversário, o Athletico Paranaense, segundo melhor visitante, mas que não tem o mesmo rendimento nos jogos realizados na Arena da Baixada.
O duelo ainda separa um algo a mais, o confronto direto na parte de cima da tabela. Três pontos separam o RB Bragantino (22) do Athletico Paranaense (19). E ambos estarão desfalcados para esse grande encontro no cenário atual. O Massa Bruta não terá o meia Claudinho, enquanto o Furacão não poderá contar com o goleiro Santos e o lateral-esquerdo Abner, todos convocados para a seleção olímpica.