Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
O Red Bull Bragantino estreia na noite desta quinta-feira na Copa Sul-Americana, contra o Tolima, no Nabi Abi Chedid. Uma noite especial ao clube que voltará a disputar uma competição internacional após 25 anos.
Em toda a sua história, o Massa Bruta disputou somente duas partidas contra clubes estrangeiros. Coincidentemente, ambos foram contra um clube colombiano, assim como será na noite desta quinta-feira, diante do Tolima. Um jogo que marca a nova história do clube, sob nova direção e em um grande projeto
A última partida do até então Bragantino em uma competição internacional foi em 1996, na extinta Copa Conmebol. Depois de vencer o Palmeiras no agregado, por 5 a 4, o Massa Bruta duelou diante do Santa Fe. O primeiro jogo terminou 1 a 0 para o time colombiano, realizado em Bogotá, com gol marcado por Wittingham.
Seis dias depois, em 23 de outubro de 1996, o time paulista foi a campo com: Marcelo; Viana, Marco, Jandilson e Rubens; Marcio, Caniggia, Maurinho e Esquerdinha (Alex); Kelly e Edilson (Marcio), para tentar reverter o placar. O técnico era Antônio Pardal. No entanto, a equipe não conseguiu o objetivo e ficou no empate em 0 a 0, assim, sendo eliminado da competição.
Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Desde então, passados 25 anos, o agora Red Bull Bragantino voltará a disputar uma competição internacional. Em outro momento e outra realidade, o clube chega com um grande objetivo a alcançar na competição, que é avançar de fase, na primeira edição da Copa Sul-Americana com fase de grupos. Um grupo que não é dos mais simples, que conta com Tolima, Emelec e Talleres. Todos conhecidos pelos clubes brasileiros.
Tolima e Talleres, por exemplo, conseguiram a proeza de eliminar Corinthians e São Paulo nas fases eliminatórias pré-Libertadores. O mais recente foi o time argentino, que derrubou o Tricolor, tricampeão da América, no Morumbi, em 2019.
O Red Bull Bragantino, contudo, chega para a estreia em um bom início de temporada. Nas últimas cinco partidas, venceu quatro e perdeu apenas um, este para o São Paulo. Mas é o líder se somado a classificação geral do Campeonato Paulista, com 20 pontos.
O duelo contra o Tolima, certamente, ficará marcado na história do clube, que vive um outro momento e uma outra realidade em comparação ao time que disputou a Copa Conmebol em 1996.
Foto: Divulgação/Red Bull Bragantino
O palco será o mesmo de 25 anos atrás: o Nabi Abi Chedid. Red Bull Bragantino e Tolima entram em campo às 19h15 (de Brasília). A equipe conquistou a classificação após terminar em 9º lugar no Brasileirão. Vale destacar que, diferente da Libertadores, somente um por grupo avança na Copa Sul-Americana.