Foto: Divulgação/Palmeiras
Abel Ferreira, o novo técnico do Palmeiras, é o oitavo europeu e o primeiro português a comandar o clube em pouco mais de 106 anos de história. Ele vai estrear à frente da equipe nessa quinta-feira, já com a vantagem de dois gols diante do RB Bragantino pela Copa do Brasil, no Allianz Parque.
O novo treinador prometeu não fazer mudanças drásticas em seu início, uma vez que não terá tempo para treinar o time e que o interino Andrey ‘Cebola’ Lopes deixou uma equipe forte e bem equilibrada. Aos 41 anos, Abel diz receber uma grande oportunidade em sua carreira como técnico. Carreira essa que começou há oito anos atrás no Sporting de Lisboa.
Coincidentemente, foi Ricardo Sá Pinto, hoje treinador do Vasco (adversário do Palmeiras no fim de semana), quem deu a primeira oportunidade de Abel Ferreira ingressar como auxiliar. Tudo começou no sub-19 do Sporting. Ou seja, o novo comandante do Verdão já tem experiência com jogadores da categoria de base, a qual o clube vem utilizando como nunca em 2020.
Foto: Divulgação/Palmeiras
Por ter feito toda sua carreira como jogador no futebol português, Abel tem muita identificação com Sporting Braga e Sporting de Lisboa, clube pelo qual mais disputou jogos (165 partidas). Portanto, em 2015 assumiu o Braga B, até ser promovido para a equipe principal dois anos depois. À frente dos Minhotos, conquistou a quarta colocação nas temporadas 2017/2018 e 2018/19 no Campeonato Português, chegou nas semifinais da Copa de Portugal e na Copa da Liga, além de disputar os 32-avos-de-final da Europa League em 2018.
O PAOK então pagou dois milhões de euros para o Braga liberar o jovem treinador. E logo em sua primeira temporada na Grécia levou o clube ao vice-campeonato, impondo ao rival e campeão Olympiacos, sua única derrota sofrida na competição. Na atual temporada desbancou o forte Benfica, do técnico compatriota Jorge Jesus, mas caiu na fase seguinte para o Krasnodar, da Turquia. Ao todo, foram 57 partidas à frente do clube grego, no qual venceu 31 partidas, empatou 13 vezes e sofreu 10 reveses, onde sua equipe marcou 92 gols e sofreu 51.
Foto: Divulgação/Palmeiras
Em oito anos de carreira, Abel Ferreira, entre Sporting B, Braga B, Sporting Braga (principal) e PAOK, disputou 304 jogos oficiais, como técnico. Ao todo, conquistou 149 vitórias, 71 empates e saiu derrotado em 84 oportunidades. Por outro lado, suas equipes marcaram 461 gols, com média de 1,5 por jogo, e sofreram 332 tentos, média de 0,91 por partida,
Observe-se que, em média, disputou 38 partidas por ano como treinador, equivalente a quantidade de jogos de uma só equipe no Campeonato Brasileiro (em Portugal são 18 na Grécia 12 clubes que disputam a competição nacional). Somente no Palmeiras, até fevereiro de 2021, terá no mínimo 24 partidas a disputar em dois meses e meio.
Foto: Divulgação/Palmeiras
De fato é uma grande oportunidade de se mostrar um bom treinador. Abel Ferreira nunca assumiu uma equipe com a projeção do Palmeiras, inclusive, sequer venceu um título em sua carreira como técnico. Todos os três conquistados foram ainda como jogador nos tempos de Sporting de Lisboa. Mas pode ser que o primeiro passo de uma ‘nova era’ comece já nesta quinta-feira contra o RB Bragantino, no Allianz Parque, pela Copa do Brasil.