Foto destaque: Ricardo Duarte / Internacional
Após reunião entre Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e Luciano Hocsman, presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), na tarde desta quinta-feira (9), foi concedido o aval para a retomada do Campeonato Gaúcho no dia 23 de julho e a liberação dos treinamentos com contato físico a partir da próxima segunda-feira (13).
No mês de junho, a FGF havia entregado um protocolo com o cronograma para o retorno do Campeonato Gaúcho com o dia 19 de julho como a possível data oficial da retomada. Porém, com a piora nos casos da Covid-19 no estado, causando maior controle de distanciamento, a data era inviável.
Em vídeo divulgado pela assessoria, Eduardo Leite comentou que a flexibilização depende das autoridades municipais e afirmou que a liberação dos treinamentos com contato físico no estado não significa uma volta ao normal.
“– O que queremos demonstrar par a população a partir dessa atividade que move as paixões, de que com cuidado, protocolo, cuidados sanitários que são robustos, a gente pode se aproximar de um retorno à normalidade. Mas, é importante, não é volta ao normal. Jogos com portões fechados e todas essas regras. E apelamos a todos que se mantenham sem fazer reuniões e confraternizações em função dos jogos.” Pontuou Eduardo Leite.
Foto: Divulgação / FGF
Já o presidente da FGF, Luciano Hocsman, se mostrou empolgado e ao mesmo tempo consciente das medidas a serem tomadas para se prevenir. Inclusive, a entidade irá lançar uma campanha de conscientização para evitar aglomerações.
“– A partir de amanhã, essa campanha que o senhor solicitou, nós já estávamos com ela engatilhada, e vamos fazer para que o torcedor se conscientize, permaneça em sua casa, com distanciamento, e vai ter o futebol como uma forma também de ter um pouquinho de entretenimento na televisão.” Destacou Hocsman.
A volta do Gauchão prevê várias mudanças, como:
– Redução de sedes;
– Restrições de circulação;
– Redução das delegações;
– Controle Sanitário;
– Constante testagens dos atletas.
O Campeonato Gaúcho está interrompido desde o dia 15 de março, quase 4 meses. Ainda restam três rodadas para terminar a fase de grupos, além da disputa das semifinais e final.