(Foto: Divulgação / Ferj)
Na noite desta última sexta-feira (3), a Federação de Futebol do Estado do Rio (FERJ) obteve uma liminar judicial que obriga a Rede Globo a cumprir com as obrigações que está em vigência com o Campeonato Carioca.
Com isso, a emissora terá que transmitir as semifinais, que ocorrerão nesse próximo domingo (5), e a final de Taça Rio.
De acordo com a liminar, caso a emissora não cumpra a transmissão, terá que pagar uma multa de R$5 milhões por cada partida que não for transmitida. A decisão foi concedida pelo juiz titular Eunice Bitencourt Haddad da 24º Vara Cível do Rio de Janeiro.
(Foto: Wagner Meier / Getty Images)
Essa liminar vai totalmente contra os argumentos da Globo, que havia anunciado a ruptura do contrato após o Flamengo ter exibido a partida contra o Boavista pelo Youtube. De acordo com a decisão de juiz Eunice Bitencourt, a FERJ não deve ser responsabilizada pela decisão que o Flamengo tomou. O clube não tinha contrato com a emissora.
“— Não se pode atribuir à Federação a responsabilidade pela transmissão do jogo, e pela violação à cláusula de exclusividade. Pois, repito, a partida foi transmitida em razão da edição da Medida Provisória e após decisão judicial que indeferiu pedido das rés (Globo) no sentido da não transmissão.” Diz trecho da decisão.
Pela ruptura de “exclusividade”, a emissora afirmou que faria o pagamento referente aos jogos restantes do Campeonato Carioca de 2020 e não transmitiria a etapa final do campeonato. Com essa decisão, a Globo é obrigada a passar o jogo entre Fluminense e Botafogo no próximo Domingo e a final, ou então, irá pagar uma multa de R$5 milhões por cada jogo não transmitido.