(Foto: Ivan Storti / Santos)
Neste último domingo (28), o treinador Jesualdo Ferreira, do Santos, em sua coluna no jornal português “O Jogo”, escreveu sobre a volta dos jogadores, a realização de testes físicos e fisiológicos no CT Rei Pelé, que ocorreu na última semana.
Conforme o treinador, os atletas mantiveram o foco durante a quarentena em casa, causada pela covid-19. O treinador ficou contente com os jogadores, que conseguiram manter a forma física, mesmo não treinando no CT.
“– Foi uma semana de trabalho sem bola, só para avaliarmos os diversos itens e as condições em que estão os jogadores. E foi com agrado que concluí que os jogadores regressaram ao nível do peso, da massa gorda e da disponibilidade em excelentes condições, o que significa que, durante estes três meses e meio de pausa, foram excelentes profissionais. E esse é um motivo de agrado e de orgulho até.” Disse Jesualdo.
(Foto: Ivan Storti / Santos)
Jesualdo Ferreira também escreveu que está preocupado com a diferença de desempenho e nível dos clubes, pois o campeonato carioca já foi retomado e os times gaúchos já treinam a um mês, enquanto os clubes paulistas nem retornaram a trabalhar com bola.
“– Quando voltar a competição, dificilmente estarão nos níveis em que estavam antes da pandemia, e muito menos se a CBF insistir em começar o Brasileirão a 8 e 9 de agosto. É que ainda faltam seis jornadas do Campeonato Paulista, o que significa que se for essa a data teremos menos de quatro semanas para nos prepararmos.” Analisou o treinador português.
“– Há outras zonas do país onde os clubes já estão a trabalhar há mais tempo. Inevitavelmente, haverá uma desigualdade nas condições das equipes, o que não me parece nada correto. O problema é conhecido e já foi levantado. Se a CBF insistir nessas datas, os clubes de São Paulo partem prejudicados. Isto me preocupa, claro, e nem me parece que tenha havido coerência nesta proposta.” Completou.
Com a liberação do Governo do Estado de São Paulo para o retorno das atividades presenciais a partir da próxima quarta-feira, 1º de julho, os clubes paulistas poderão retomar os treinamentos com bola, seguindo os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pela Federação Paulista de Futebol.