Foto: Gabriel Rosa/Gazeta do Povo
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) anunciou nesta sexta-feira que o Campeonato Paranaense vai voltar em 15 de julho. A decisão saiu após reunião do presidente da FPF, Hélio Cury, com os oito clubes ainda no páreo.
O Campeonato foi paralisado em março, devido à pandemia do coronavírus. Na ocasião, os times haviam encerrado a fase de grupos, mas ainda não iniciaram as quartas de final. Os confrontos previstos para as quartas são Coritiba x Paraná Clube, FC Cascavel x Rio Branco, Athletico x Londrina e Operário x Cianorte.
Em nota, a FPF afirmou que o retorno do Estadual teria que acontecer antes do retorno do Brasileirão, previsto para 8 de agosto. Os jogos não terão público. Além disso, o acesso ao campo será restrito aos funcionários essenciais à administração do estádio, jogadores das duas equipes, comissões técnicas, equipe de arbitragem, delegados da partida e supervisor da federação.
Clubes e Federação vão enviar protocolos de segurança à Secretaria Estadual de Saúde. A ideia é mostrar que, com eles, o risco de contaminação pelo coronavírus é mínimo. A Secretaria de Saúde de Curitiba, por exemplo, suspendeu treinos em clubes da capital.
O Campeonato Paranaense vai seguir o protocolo médico da CBF, com a testagem dos envolvidos na partida 48 horas antes dos jogos.